Como fazer uma gestão de varejo sem erros

Veja, neste guia, as 10 práticas indispensáveis para gestão de varejo e implemente-as o mais rápido possível no seu negócio para alavancar o sucesso por aí!

Por Inovar 25 de Junho de 2024 - Atualizado em 28 de Junho de 2024 8 min. de leitura
Como fazer uma gestão de varejo sem erros

Compartilhe:

Se você está buscando otimizar as suas operações, reduzir custos e aumentar a satisfação do cliente, a gestão de varejo deve ser o ponto-chave do seu negócio, principalmente no que diz respeito ao controle de estoque, ao treinamento dos funcionários e à utilização de um sistema ERP.

A área varejista faz parte de um mercado dinâmico, com mudanças constantes e tendências que mudam rapidamente, então, é difícil saber tudo e conseguir administrar as constantes variações desse segmento.

Para aprimorar as suas habilidades de gerenciamento e diminuir a possibilidade de erros, continue lendo este artigo e leve o seu negócio para o próximo nível!

O que é gestão de varejo?

A gestão de comércio varejista compreende o processo de supervisionar e controlar todos os aspectos operacionais e estratégicos de uma loja. Essas práticas têm como principal objetivo organizar bem os setores e potencializar as vendas e os resultados do empreendimento.

Isso inclui uma boa administração do estoque, um atendimento ao cliente de ponta, a criação de estratégia de vendas, a implementação de tecnologias, dentre outros fatores.

Basicamente, o processo envolve a coordenação de várias funções dentro do negócio, desde a aquisição de produtos até a experiência do cliente na loja física ou e-commerce.

Esse tipo de gestão, ao ser feita da forma correta, traz resultados como:

  • avanço na utilização de recursos financeiros de forma mais assertiva, já que será mais fácil identificar onde investir;
  • definição clara de estratégias e metas a serem alcançadas pela loja;
  • aprimoramento do controle dos indicadores de desempenho;
  • melhora na experiência do cliente, que leva menos tempo para efetuar uma compra;
  • aumento da eficiência operacional;
  • consequente crescimento das vendas;
  • e muito mais!

Com as ferramentas e estratégias certas, é possível criar uma operação de varejo que não apenas atende às expectativas dos clientes, mas também se destaca dentre os concorrentes.

Comece pelas estratégias abaixo!

10 dicas para fazer uma gestão de varejos sem erros

Para administrar um varejo, você vai precisar de muita eficiência e estratégia em todos os processos, a começar pelo acompanhamento pessoal em todas as fases, desde antes da produção até depois da implementação dos produtos no mercado.

O passo a passo abaixo explica como fazer isso!

1. Faça a análise dos dados recorrentemente

A análise de dados é fundamental para a gestão de varejo porque permite que você tome decisões assertivas com base em informações concretas. Dá, inclusive, para utilizar o próprio ERP do seu varejo para coletar esses dados e analisá-los periodicamente!

Empreendimentos que criam ações e estratégias baseadas em dados estão saindo na frente no mercado e se diferenciando cada vez mais. Fica de olho, viu?

2. Realize uma pesquisa de mercado para entender sua clientela

A quem seu varejo está se mostrando? Do que essas pessoas precisam e de que forma seu varejo pode suprir essas necessidades? As respostas para essas perguntas guiarão toda a sua gestão, afinal, de nada adianta organizar todo o negócio internamente e isso não refletir no aumento das vendas porque você não entende o seu público-alvo.

Uma pesquisa de mercado voltada ao reconhecimento do público pode ser a melhor opção nesta etapa, garantindo que a sua empresa se posicione da maneira certa e atinja as pessoas certas em suas ações de marketing.

3. Priorize a organização

Comece pela papelada: organize as pastas com seus planos de negócios e de marketing, por exemplo, e estude a possibilidade de transferir esses documentos para o ambiente digital para evitar perdê-los e facilitar o acesso.

Esse processo vai permitir fluxos mais estruturados de trabalho para ter escalabilidade, afinal, não só você, como também as pessoas autorizadas terão acesso facilitado a documentos importantes para o negócio.

Depois, organize outros setores, como o seu mostruário e inventário. Não importa se você tem uma loja de roupas ou um e-commerce de eletrônicos: a organização é universal, portanto, tenha um cuidado a mais na forma com que organiza seu estoque até o modo como dispõe seus produtos.

4. Faça um bom controle de estoque

Pegando o gancho da organização, a gestão de estoque no varejo é obrigatória para o sucesso do seu empreendimento. Garanta que você não esteja armazenando itens em excesso e nem que possua produtos em falta, pois ambas as situações podem trazem dores de cabeça sérias.

Isso porque mercadorias em excesso podem acabar vencendo – caso sejam perecíveis – ou ocupando muito espaço de armazenamento desnecessariamente. E nem é preciso mencionar a visão que os clientes possuem de uma loja com estoques faltando, né?

Saiba que uma boa gestão de estoque passa por um cadastro completo dos produtos oferecidos na sua loja, assim como a previsão de demandas futuras.

Essa prática pode ser auxiliada com o controle de pedidos e a utilização de tecnologias que façam o gerenciamento de estoque, controlando, monitorando e supervisionando o armazenamento. Os melhores ERPs do mercado chegam a emitir alertas de quantidade mínima em estoque, alertando para a reposição imediata dos itens.

Uma mão na roda para você, administrador(a)!

5. Monitore as mudanças do mercado e a concorrência

Quem se mantém atualizado(a), não perde chance alguma! Para continuar entregando exatamente aquilo que os clientes desejam e não ficar obsoleto, o seu negócio precisa estar de frente para as tendências que ocorrem no mercado.

Essa não é uma tarefa fácil, principalmente porque as mudanças acontecem com frequência, mas a recompensa das constantes atualizações é a escalabilidade do seu empreendimento, portanto, faça análises constantes do que está acontecendo nos âmbitos nacional e internacional e até mesmo o que a concorrência tem trazido, de forma que você consiga traçar planos e estratégias para ganhar destaque.

6. Aplique uma gestão financeira rigorosa

Outra prática de gestão de varejo é o gerenciamento efetivo do fluxo de caixa e de todos os procedimentos financeiros do seu negócio. Isso significa administrar as entradas, saídas, operações, despesas fixas e variáveis mensais e tudo que envolve a administração de capital.

Nesse sentido, reserve um montante fixo para arcar com as contas e monte um plano financeiro para começar a guardar um bom valor por mês para cobrir eventuais emergências. Ter o auxílio de um profissional contador neste momento pode ser muito útil.

Mesmo sendo um trabalho constante e rigoroso, os resultados valem a pena: com o financeiro em dia, você pode aumentar a receita, manter o caixa positivo, realizar investimentos de expansão, pagar todas as obrigações financeiras e preservar o patrimônio da sua empresa.

7. Invista na experiência do cliente

Melhorar a experiência do cliente é um ponto tão fundamental quanto elevar a qualidade do seu produto, por isso, uma das suas principais estratégias deve incluir o incentivo aos seus consumidores para que eles indiquem e voltem a comprar no seu empreendimento.

Para isso, proporcione uma experiência extraordinária. Seja em uma loja online ou física, ofereça atendimento cordial, promoções de qualidade, facilidade de navegação no site (no caso de um e-commerce), variedade de opções de pagamento, pesquisa de feedback, e-mails marketing que gerem relacionamento, embalagens bonitas e funcionais etc.

8. Entregue variedade de produtos

Despertar a atenção e manter o interesse das pessoas não é fácil, mas proporcionar uma gama de produtos diferentes para o cliente possuir diversas opções desejáveis para comprar é o que faz uma gestão de varejo ser efetivamente brilhante.

Um jeito eficiente e estratégico de fazer isso é apostando num mix de produtos: ao encontrar mais variedade para optar pela mercadoria que mais o atrai, o cliente fica propenso a realizar uma compra adicional porque encontrou outro item que despertou desejo, mesmo que ele tenha saído de casa sem ter a intenção de comprá-lo.

9. Capacite a sua equipe

Você pode (e deve) otimizar a gestão da loja, mas não deixe a sua equipe de lado. Não há empreendimento forte sem pessoas capazes, bem resolvidas e resilientes por trás dele. A valorização do seu trabalhador tem o potencial de transformar a realidade do seu negócio!

Procure maneiras de motivar a sua equipe e incentivar o seu desenvolvimento. Você pode fazer isso através de gamificação, comissão por venda, premiação por desempenho ou participação nos lucros, além do oferecimento de cursos e qualificações.

Dessa forma, você proporciona um ambiente de trabalho harmônico com resultados excelentes – para os colaboradores e para o seu bolso!

10. Utilize um sistema de gestão empresarial

Você percebeu que a administração de um varejo não é um trabalho simples e que pode ser quase impossível de ser feito sem ferramentas que facilitem o seu cotidiano e otimizem processos internos, né? Imagine, por exemplo, o seu estoque e fluxo de caixa sempre a um toque de distância! Esse é o poder de um sistema de gestão para varejo.

Esse tipo de software auxilia diversos aspectos da administração do seu negócio, automatizando processos exaustivos que tenham sido feitos manualmente, como a emissão de Notas Fiscais e boletos, monitoramento do fluxo de caixa, controle de estoque, contas a pagar e receber e muito mais.

Seguindo essas dicas, fazer a gestão do seu negócio será ainda mais fácil. Chegou a hora de Inovar por aí!

Deixe seu comentário ou dúvida

Fique por dentro de informações
e novidades sobre gestão empresarial

Fique por dentro de informações
e novidades sobre gestão empresarial

Parabéns! Inscrição feita com sucesso

Você receberá em breve os melhores conteúdos sobre Gestão Empresarial