8 estratégias para aumentar as vendas em lojas físicas

Compartilhe:

Para aumentar as vendas na sua loja física, tenha uma persona bem definida, elabore um plano estratégico, crie ofertas, invista em anúncios – principalmente no meio digital –, aprimore a experiência do seu cliente, implemente um ERP pensado para o varejo e invista em integração e análise de dados.

A vitrine da sua loja também merece uma atenção especial: segundo um levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 80% das decisões de compra acontecem ainda na vitrine, que têm o potencial de aumentar suas vendas em até 25%.

Gostou? Então, continue lendo! Este artigo apresenta uma lista com 8 técnicas para atrair clientes e alavancar seus lucros.

8 principais estratégias para aumentar as vendas na sua loja física

Em um mercado cada vez mais competitivo, é indispensável adotar estratégias inteligentes para vender mais durante todo o ano, não apenas em datas comemorativas. A lista abaixo traz dicas infalíveis de como fazer isso. Anote!

1. Crie personas para o seu negócio

Não é mera coincidência que essa estratégia aparece em primeiro lugar… A persona é uma representação semi-fictícia do seu cliente ideal, o que quer dizer que você deverá criá-la com nome, idade, profissão e até considerando seu comportamento de compra, necessidades e preferências, como se fosse uma pessoa real.

Para isso, procure respostas para perguntas simples, como:

  • Quem são os seus clientes?
  • Com o que eles trabalham?
  • Quais são os seus hobbies?
  • Qual a renda mensal deles?
  • Quais os maiores desafios e dores que você pode resolver?

Esses são só alguns dados que você precisa ter para conhecer melhor o seu público! Adicione outras perguntas conforme for relevante para o nicho do seu negócio e crie um perfil bem completo sobre quem você quer atingir, depois, siga para o próximo passo.

2. Faça uma exposição estratégica dos produtos

Com as personas bem definidas e, consequentemente, conhecendo os gostos e comportamento de compra do seu público, procure organizar os produtos de maneira atraente e estratégica dentro da loja.

Tudo deve ser pensado para uma melhor experiência do cliente, lembrando sempre de destacar os itens do interesse dele, aumentando, assim, a probabilidade de compra.

Lembra do dado que você leu lá na introdução? Vale a pena investir em uma vitrine atrativa e expor as novidades e produtos preferidos do seu público, principalmente em datas comemorativas como o Dia das Mães e o Natal.

3. Crie ofertas exclusivas e promoções sazonais

Quem não gosta de ofertas, né? Produtos exclusivos ou promoções disponíveis apenas na loja física são estratégias populares para atrair clientes, afinal, eles criam um senso de urgência e incentivam os consumidores a visitarem a loja, já que costumam durar apenas algumas horas ou dias.

As promoções sazonais também ajudam a impulsionar as vendas por meio de campanhas promocionais em períodos específicos do ano, como feriados prolongados e datas comemorativas. Um exemplo clássico é a liquidação de verão, na qual as lojas oferecem descontos em produtos relacionados à estação, como roupas leves e acessórios para o calor.

4. Invista em anúncios na internet

Segundo um levantamento feito pela Electronics Hub, site especializado em informações sobre eletrônicos, os brasileiros passam, em média, 56% do dia em frente ao computador ou smartphone.

Isso quer dizer que você pode estar deixando de aumentar as vendas na sua loja física por não investir nesse meio! Anunciar produtos no ambiente digital (redes sociais, Google, através de e-mails marketing etc.) é uma ótima estratégia para alcançar potenciais clientes que estão sempre online.

Uma forma de fazer isso é unindo o presencial ao online fazendo uma integração entre esses dois ambientes!

5. Invista na integração entre loja física e canais online

Também conhecida como omnichannel ou omnicanalidade, a integração entre a loja física e seus canais online também contribui muito para o aumento das vendas, especialmente nos dias de hoje, em que muita gente prefere fazer tudo online – inclusive compras!

Um exemplo dessa integração é quando o cliente utiliza o site da sua marca para verificar a disponibilidade de um produto e, ao encontrá-lo, faz o pedido para retirá-lo na loja.

6. Melhore a experiência do cliente na loja física

A experiência do cliente é o nome que se dá para o conjunto de percepções e impressões que um consumidor ou potencial consumidor tem sobre o seu produto.

Para você ter uma ideia da importância desse assunto, estima-se que 84% das empresas que investem na melhoria da experiência do cliente registram aumento nas receitas. Além disso, 73% dos consumidores afirmam que uma boa experiência é fundamental para influenciar a fidelidade à marca.

Quer um exemplo prático de como melhorar esse fator por aí? Imagine que a sua loja reestruturou o espaço interno para facilitar a circulação de pessoas e disponibilizou áreas de descanso ou experimentação para os produtos: mudanças simples como essas trazem a sensação de acolhimento, aumentam o tempo que o cliente permanece na loja e também as chances de compra!

7. Implemente um sistema ERP pro varejo

Ao implementar um Enterprise Resource Planning (ERP) ou sistema integrado de gestão empresarial, em português, você simplifica a rotina de vendas, registra todas as vendas, emite notas e cupons fiscais e até etiquetas com código de barra para agilizar as vendas e o cadastro de mercadorias. Principalmente se o seu ERP for específico para o varejo!

Tudo isso de forma integrada com outras áreas do seu negócio, como o financeiro, contabilidade e estoque, e também outras tecnologias, como o Ponto de Venda (PDV), caso você já tenha um.

8. Analise os dados fornecidos pelo seu ERP

Com as ferramentas adequadas, você extrai relatórios de vendas distribuídos por produtos, clientes, categorias e formas de pagamento que ajudam você a tomar decisões mais lucrativas a partir de dados reais.

E, usufruindo de um ERP personalizado para a sua loja, fica muito mais fácil aliar essa análise e suas próprias decisões às mudanças (para melhor!) no suporte, no atendimento, no vínculo com fornecedores etc.

Aliás, antes de ir, confira outros benefícios de fazer esse investimento num bom sistema de gestão!

Por que ter um ERP específico para varejo na sua loja física

Na lista abaixo, confira tudo que o ERP do varejo, criado e implementado pela Inovar Sistemas, oferece ao seu negócio!

  • Integração com todas as áreas da sua loja
  • Relatórios automatizados e completos, para tomar decisões com base em dados
  • DRE completo, para você estar sempre atualizado(a) sobre a saúde
    financeira da loja
  • Controles fiscais automáticos e integrados à sua contabilidade
  • PDV ágil e fácil de usar
  • Gestão de estoque automatizada
  • E-commerce integrado
  • Gerenciamento multilojas, para quem tem franquias
  • Impressão de etiquetas
  • Suporte humano 24 horas por dia, 7 dias por semana
  • E muito mais

Pronto(a) para fazer o seu negócio crescer ainda mais? Solicite uma demonstração ainda hoje!