Como importar XML de NF rápido no ERP Inovar

Compartilhe:

Você sabia que pode usar seus arquivos XML de Notas Fiscais como fontes de dados valiosas para a sua gestão de estoque e dos seus negócios como um todo? A melhor forma de fazer isso é contando com um sistema ERP adequado para as necessidades do varejo.

O ERP Inovar, por exemplo, executa a leitura de todas as NFs em formato XML que você carregar, identificando as informações contidas no documento e distribuindo-as nos campos corretos.

Assim, fica muito mais fácil identificar fornecedores, datas de compra e entrega, descrições dos produtos ou insumos e suas quantidades, além de impostos e taxas que incidem sobre cada um e muito mais.

Este artigo explica tudo de forma simples, continue lendo!

Como gerar XML de Nota Fiscal?

Quem faz a geração de arquivo XML de Nota Fiscal é a empresa responsável pela venda do produto ao qual a NF se refere. Essa empresa precisa ter um certificado digital e um cadastro no portal online da Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Uma vez gerada a NF, ela é encaminhada ao comprador do produto e, quando esse comprador é responsável por um outro empreendimento, principalmente, o documento funciona como uma fonte de dados capazes de contribuir com a gestão de estoque, dentre outros aspectos cotidianos.

E como importar XML de Nota Fiscal?

Esta é uma pergunta muito frequente entre varejistas! O arquivo XML de Nota Fiscal enviado por fornecedores de produtos pode ser aberto no navegador ou no editor de textos de um computador, bem como através do Excel, mas só pode ser importado com a ajuda de um sistema ERP.

A importação de XML através do ERP para varejo desenvolvido pela Inovar acontece de forma muito simples: basta carregar a NF no software e esperar que ele faça a leitura dos dados contidos no documento.

Imediatamente, você obtém as informações que precisa para tomar decisões mais assertivas ou até mesmo a geração de um arquivo de conta a pagar, cujos valores aparecem de forma detalhada para o seu financeiro saber exatamente pelo que está pagando.

Tudo sem a necessidade de cadastrar a NF manualmente!

O XML, então, deixa de ser aquela criptografia que só desenvolvedores ou especialistas em tecnologia da informação entendem para se tornar a referência dos empreendedores no que diz respeito à administração de tudo o que entra e sai de seus negócios.

Veja um exemplo antes de ir.

Nota Fiscal em XML: exemplo de importação

Cerca de 90% dos fornecedores do varejo enviam as Notas Fiscais no formato XML aos seus clientes da seguinte maneira:

Imagem de uma nota fiscal em Html, mostrando cada especificação do sistema Inovar

Isso é uma Nota Fiscal eletrônica (NF-e) em formato XML!

Uma vez que você tomar a decisão de importar o documento para o ERP Inovar, os dados contidos nele serão distribuídos por campos específicos dentro do sistema, a exemplo de: razão social, endereço, número da nota, valores totais e discriminados, código do(s) item(ns), descrições, quantidades, data e valor de vencimento do pagamento, dentre outros.

O resultado será uma visualização assim das informações:

Imagem do sistema de nota fiscal eletrônico principal da Inovar

Imagem do sistema Inovar de nota fiscal eletrônica, itens e faturas

Aí, é só designar o que pertence à contabilidade e usufruir do restante na hora de fazer as próximas compras (ou não!), sempre pensando em otimizar a gestão da sua loja.

Ficou alguma dúvida? Gostou da ideia e quer experimentar? Clique em “Conhecer a Inovar” no canto superior direito da sua tela! Boas vendas.