Um sistema integrado de gestão empresarial, também conhecido como ERP, é capaz de reunir informações empresariais em um só lugar, por isso, a integração de um ERP com outros softwares – como os de marketplaces, e-commerces e instituições financeiras – precisa acontecer. Se o seu não oferece um bom número de integrações, é sinal de alerta!
Afinal, essa “conexão” faz a ponte entre os dados da sua empresa e de outras ferramentas utilizadas, como sistema de banco e afins, para facilitar processos, transações e muito mais em poucos cliques, e sem que você tenha que pagar outra solução ou acessar outra plataforma para conseguir o que quer.
Então, se você deseja explorar os recursos dessa ferramenta ao máximo, integrar pessoas e processos e tomar decisões estratégicas e funcionais, conhecer suas possibilidades de uso é sua próxima tarefa, que começa com a leitura deste artigo.
Por que integrar o ERP a outros sistemas?
Se você integrar os sistemas e aplicativos usados pela sua empresa ao ERP adotado por aí, você conseguirá explorar o “super poder” dessa ferramenta e maximizar seus benefícios, dispensando processos manuais para cruzar informações entre diferentes softwares.
Imagine uma empresa de varejo que vende roupas e acessórios, onde até pouco tempo o time administrativo usava um ERP apenas para gerenciar estoque e finanças. As vendas online eram registradas manualmente, e os pedidos do site eram processados por um sistema separado, o que causava atrasos, erros e um retrabalho gigantesco.
Isso porque, se uma cliente comprava um vestido no e-commerce, mas o estoque já havia sido vendido na loja física, o sistema não tinha essas informações integradas, o que gerava frustração para o consumidor e prejuízo para a empresa.
A solução, no fim das contas, era simples: ao integrar o ERP ao sistema de vendas online e à plataforma de logística, a realidade da loja hipotética mudou. Agora, quando um cliente faz um pedido no site, o software atualiza automaticamente o estoque em tempo real, avisa ao time de logística e emite a Nota Fiscal sem necessidade de intervenção manual.
Sem essa conexão entre os sistemas, qualquer eficiência operacional fica comprometida, e a carga de trabalho aumenta, tornando os processos empresariais mais lentos e a experiência do cliente negativa.
Outra razão importante é que, às vezes, você vai precisar integrar ERP com ERP, porque existem sistemas de gestão que se especializam em módulos específicos de atuação, como o ERP financeiro, o de estoque e o de varejo – que oferece um pouco de tudo para sua loja vender mais e crescer de forma organizada.
Mas compreender a importância de um sistema integrado é apenas o primeiro passo para otimizar a gestão empresarial. Conheça o mundo de possibilidades e oportunidades que esperam por você!
Quais as possibilidades de integração para ERP?
Você pode integrar o seu ERP com tecnologias que beneficiam diversos segmentos do mercado, como soluções para RH, instituições financeiras, aplicativos de entregas e plataformas de e-commerce.
Um sistema criado para suprir as necessidades do mercado varejista, por exemplo, costuma oferecer integrações nas áreas de atuação que você confere abaixo.
1. Cardápios digitais
Integrar o cardápio digital de um bar ou restaurante ao ERP permite que todas as informações sobre as vendas do salão sejam reunidas em uma única plataforma, possibilitando a análise e a comparação de padrões de consumo ao lado de outros relatórios importantes de gestão.
Ao fazer essa ponte, você passa a receber informações sobre os pedidos feitos através do menu inteligente diretamente no painel do sistema de gestão integrado, conectando os pratos que mais saem às necessidades de reposição de estoque, por exemplo.
2. Aplicativos de delivery
Aplicativos de delivery, como o iFood, Goomer e afins, também podem ser integrados ao sistema de bares e restaurantes, que passam a acompanhar pedidos e entregas em tempo real, otimizando e centralizando o atendimento a partir de uma visão unificada das vendas.
Com os pedidos do salão e do delivery centralizados, fica mais fácil fazer o controle de custos e receber, do próprio ERP, sugestões de novas precificações para cada atualização das matérias-primas do seu estoque.
3. Relógio de ponto e catracas
Já pensou em unir seu ERP com relógios de ponto e catracas? Essa opção permite que o controle da jornada de trabalho dos colaboradores seja mais prático e que a gestão das horas trabalhadas, faltas e atrasos seja mais segura, reduzindo significativamente as possibilidades de enfrentar processos trabalhistas.
Isso porque o seu sistema vai ser capaz de consolidar informações de entrada e saída de funcionários em tempo real, permitindo uma visão geral das operações e possibilitando que outros departamentos, como o de contabilidade e de gestão de pessoas, possam utilizar esses dados.
4. Plataforma de e-commerce
Gerencie sua loja online com mais facilidade e precisão, sincronizando estoque, pedidos e faturamento, facilitando o comércio eletrônico e o atendimento ao cliente através de um único sistema!
Ao integrar seu ERP a uma plataforma de vendas online, você evita a duplicidade de dados e erros manuais ao unificar todas as operações em um único sistema, reduzindo o risco de efetuar vendas de itens fora de estoque, inclusive.
Além disso, assim que um pedido é realizado no e-commerce, ele é registrado no sistema e lançado no módulo financeiro automaticamente, facilitando a emissão da Nota Fiscal e o controle do fluxo de caixa da loja.
5. Soluções contábeis
Integrar o ERP da empresa a soluções de contabilidade reduz a carga de trabalho repetitiva e agiliza os processos contábeis, permitindo a importação de documentos fiscais do sistema de gestão de forma automática e online para o software de contabilidade, sem necessidade de qualquer intervenção manual.
ERPs que podem ser integrados a soluções como essas podem experimentar os benefícios de ter todas as informações financeiras, fiscais e operacionais centralizadas. Uma mão na roda!
6. Instituições financeiras
Conectar seu ERP a bancos permite que seu negócio tenha uma visão mais completa de suas operações financeiras e opere com mais autonomia.
A partir dessa “ponte”, é possível importar automaticamente extratos bancários, realizando a conciliação financeira e identificando possíveis inconsistências ao fazer uma leitura mais precisa desses dados para reduzir prejuízos, multas e até problemas fiscais. Tudo isso em um só lugar.
Algumas integrações permitem até que você faça:
- emissão e envio de boletos e lembretes de cobranças automáticos;
- processamento de pagamentos; e
- transferências bancárias diretamente pelo sistema de gestão.
Um ERP já ajuda bastante na rotina do seu negócio, mas, quando ele se conecta a fontes operacionais e estratégicas, ele pode multiplicar seus resultados! O tópico abaixo está “de prova”.
Quais as vantagens de integração de um ERP?
A principal vantagem das integrações de um ERP é contar com uma única e verdadeira fonte de informações. Tudo o que diz respeito à empresa fica centralizado em um só lugar, e pode ser acessado em tempo real, sem precisar de autorização de uma área específica da organização.
Certamente, você pode se acostumar com as vantagens operacionais abaixo!
- Dados e insights em tempo real
- Facilidade para localizar e visualizar informações
- Emissão de relatórios ERP que fornecem vantagem competitiva à organização
- Conformidade fiscal com leis, normas e políticas vigentes, a partir da integração da gestão financeira e fiscal da organização
- Retorno sobre o investimento (ROI) mais rápido e consistente, uma vez que a captura e a análise dos dados e relatórios certos resultam em uma definição do valor e das margens de lucro mais exatas
- Otimização do fluxo de trabalho dos profissionais do negócio
- Eliminação da necessidade de entrada manual de dados e redução do risco de erros, melhorando a precisão e a eficiência dos processos da empresa
Além disso, os melhores ERPs do mercado já vêm com essas possibilidades, conectando-se facilmente a APIs e ferramentas de integração predefinidas, o que faz com que essa junção possa acontecer sem muita complexidade técnica ou levando muito tempo para serem implementadas.
Aliás, um sistema ERP robusto apresenta uma variedade de integrações pré-incorporadas, assim como permite criar, publicar e gerenciar APIs sempre que necessário. Leve isso em consideração!
Deixe seu comentário ou dúvida