Aprenda aqui a otimizar a gestão da sua loja e faturar mais!

Compartilhe:

Para otimizar a gestão da sua loja, conte com um bom sistema ERP para varejo e siga as dicas estratégicas deste artigo na busca por manter uma rotina saudável e lucrativa.

O erro da maioria dos empresários hoje em dia é insistir em fazer à mão processos que, com o auxílio da tecnologia, poderiam ser executados em segundos, otimizando o tempo de toda a equipe e proporcionando dados mais assertivos para tomadas de decisões mais estratégicas.

Não quer errar nunca mais? Veja atitudes que vão ajudá-lo(a) a virar o jogo na sua gestão!

Qual a importância da gestão eficaz para o sucesso de uma loja?

Uma administração eficaz evita catástrofes como desperdícios ou falta de mercadorias, além de garantir que o controle de estoque da loja esteja sempre em dia.

Principalmente quando feita com a ajuda de tecnologias e, principalmente de um ERP específico para o varejo, a gestão também impede a perda de capital, um dos maiores responsáveis pelo fechamento de quase 50% de novas empresas abertas no Brasil em até três anos da sua existência, segundo o IBGE.

Conhecer tais inovações e explorar seus recursos é imprescindível para você, principalmente se quiser usufruir das as vantagens oferecidas por esse tipo de tecnologia – que não são poucas!

Quais são os benefícios de uma gestão tecnológica e eficiente de uma loja?

Uma condução bem-sucedida e que acontece com o auxílio de recursos tecnológicos para otimizar a rotina de um empreendimento gera um “ciclo de satisfação” no qual os colaboradores trabalham motivados, a experiência dos clientes melhora e a reputação da loja aumenta.

E, de quebra, sobe o ticket médio!

Os dados entregues por meio de sistemas de gestão modernos também fornecem um panorama completo dos negócios, o que permite uma adaptação muito mais rápida e assertiva às tendências de consumo.

Sem contar que a automação é uma ótima estratégia de otimização de gestão porque tira das suas mãos a tarefa de preencher aquela papelada burocrática que toda loja precisa ter no fim do dia.

Adote um sistema planejado para o varejo, alie a novidade a outras técnicas de organização e esqueça o clichê de “preciso dos relatórios na minha mesa até sexta-feira”!

6 melhores técnicas de organização para otimizar a gestão da sua loja

Analisar o mercado e as métricas da sua loja de forma contínua, envolver seu time na rotina e valorizá-lo, inovar e automatizar processos e ficar de olho no cenário econômico são as melhores técnicas para otimizar a rotina do seu negócio no varejo.

1. Faça mensurações contínuas

Atente-se às metas do seu negócio e monitore-as utilizando os famosos indicadores-chave de desempenho, conhecidos também como KPIs (Key Performance Indicators).

2. Integre e treine o seu time

Ninguém “joga junto” sem uma liderança que mostre união e propósito, então,crie um ambiente em que seus colaboradores se sintam parte do processo, no qual sejam livres para dar ideias ou fazer críticas e tenham autonomia.

Além disso, ofereça capacitações com frequência: colaboradores que recebem treinamentos melhoram seu desempenho e tendem a evitar desperdícios, além de cometerem menos erros e falharem menos na comunicação.

3. Valorize quem pega junto com você

E fuja dos clichês nesta etapa! A valorização vai muito além de um bombom em cima da mesa. Pense em ações que mostrem o quanto sua equipe é importante para a empresa, oferecendo benefícios atrativos e bônus para quem se destaca.

Lembre-se de que seu pelotão quer decolar junto com você, e não ficar observando o avião levantar voo sozinho.

4. Apresente novidades ao público sempre que possível

Não tem como competir no mercado com práticas ultrapassadas ou que percam em eficiência quando comparadas com aquelas adotadas pela concorrência. Pensando nisso, faça uma análise do seu nicho de atuação e identifique possíveis tendências que você possa aplicar na sua loja.

Lives de vendas são boas formas de negociar alguns produtos quando o estoque está meio parado, assim como eventos de lançamento podem atrair mais pessoas para conhecer seu espaço físico se você tiver um.

5. Fique de olho no cenário econômico

Estudar a economia dentro do seu mercado, no seu país e até mesmo em âmbito internacional permite que você esteja preparado(a) para lidar com as adversidades e se planeje para enfrentar períodos de crise.

Para colocar essa estratégia em prática, siga os maiores nomes do seu nicho nas redes sociais, assine newsletters sobre inovação e empreendedorismo, acompanhe as pesquisas mais recentes e esteja sempre ligado(a) às notícias divulgadas por fontes confiáveis.

6. Invista em tecnologia para automatizar processos

Você já tem um sistema de gestão integrado? Contar com um ERP do varejo elimina riscos de erros que podem levar a prejuízos e otimiza não só a rotina da sua loja, como todo o seu processo de vendas!

Com ele, é possível fazer análises de dados e tomar decisões inteligentes de modo mais claro, dinâmico e objetivo, principalmente porque o software oferece relatórios precisos e de forma automática, ajudando você a solucionar desafios comuns enfrentados na gestão de lojas, a exemplo do registro de informações de clientes, funcionários, fornecedores, gestão de estoque, movimentação de compras e vendas de produtos, cálculo de impostos e muito mais.

Por que passar trabalho se a tecnologia pode otimizar seu tempo e maximizar seus lucros? Não perca mais tempo, otimize sua rotina agora.