- Qual a importância das redes sociais no varejo?
- Quais são as melhores redes sociais para divulgar produtos de varejo?
- Quais são as tendências atuais no uso de redes sociais para o varejo?
- Quais ferramentas auxiliam na gestão de redes sociais para lojas?
- 6 ferramentas para criação de conteúdo das redes sociais da sua loja
- Como utilizar o WhatsApp Business para aumentar as vendas no varejo?
- 7 estratégias de marketing digital que são eficazes para lojas no Instagram
- Como criar conteúdos que engajam e geram vendas nas redes sociais?
Parcerias, anúncios pagos e criação de conteúdos atrativos são algumas das melhores estratégias de divulgação de lojas nas redes sociais. Além de fortalecer a marca, essas táticas, que podem ser aplicadas por você mesmo(a) ou um profissional especializado, destacam sua presença online e acabam se convertendo em novas vendas.
É só pensar na sua própria realidade: quantas vezes você buscou por um produto ou mesmo pela própria loja que o vendia nas redes sociais antes de efetuar uma compra? Isso sem mencionar a quantidade de tempo que as pessoas têm passado fazendo “networking” e compras no ambiente virtual ultimamente.
E, por lidar diretamente com clientes finais, o setor varejista precisa de estratégias capazes de atrair pessoas e mantê-las engajadas com a marca. É o seu caso? Então, anote todas as dicas deste conteúdo sobre como usar as redes sociais na divulgação da sua loja para conquistar a atenção da clientela.
Qual a importância das redes sociais no varejo?
No varejo, as redes sociais são importantes porque servem como uma ponte que conecta e aproxima empresas e clientes, além de serem poderosas ferramentas de divulgação de produtos. Não à toa, o ato de vender pelas redes sociais ganhou até um nome: social commerce.
Quem estiver atento a essa tendência só tem a conquistar bons resultados. Só no Brasil, 66% da população possui um perfil em alguma rede social. Isso representa 144 milhões de pessoas para as quais você pode mostrar sua marca.
Bastante, né?
Além de estreitarem as relações e servirem de vitrine, boas estratégias digitais podem transformar seguidores em clientes, causando impacto positivo nas vendas da sua loja.
Quais são as melhores redes sociais para divulgar produtos de varejo?
WhatsApp, Instagram e Facebook são as redes mais acessadas no Brasil, com um super potencial para criar excelentes oportunidades de venda – até porque algumas delas possuem até marketplaces “embutidos” ou sistemas que facilitam o pagamento.
A dica de especialista aqui é marcar presença em todas elas, apesar de cada nicho poder se beneficiar de forma diferente dessas plataformas, como você confere agora.
- WhatsApp: é perfeito para as vendas e serve como um canal para o cliente tirar suas dúvidas diretamente com a empresa. Além disso, existe a versão Business do aplicativo, que oferece mensagens automáticas e catálogos de produtos.
- Instagram: excelente para criar conteúdos visualmente atraentes através da divulgação de fotos e vídeos. Também disponibiliza um marketplace dentro da própria plataforma.
- Facebook: ainda é uma das redes mais utilizadas, e possui ferramentas de venda como o marketplace, além de comunidades e grupos de vendas que são ideais para encontrar clientes em potencial.
- TikTok: apesar de ser focado em vídeos curtos, o app é ótimo para criar conteúdo viral e atrair uma faixa etária mais jovem.
- YouTube: permite a criação de vídeos mais longos, como tutoriais, reviews e demonstrações, além de ser um ótimo jeito de mostrar os produtos de forma mais detalhada.
Mas tão importante quanto estar presente nesses ambientes é saber o que postar e entender as tendências de conteúdo para alcançar mais pessoas e mantê-las interessadas e engajadas no seu perfil, né?
Quais são as tendências atuais no uso de redes sociais para o varejo?
Algumas das principais tendências nas estratégias de divulgação para lojas são a humanização do conteúdo, vídeos curtos e uma interação constante. Também é importante sanar as dúvidas dos seguidores e conquistar sua confiança antes mesmo de efetuar uma venda.
- Vídeos curtos: Reels no Instagram e TikTok são amplamente usados para passar uma mensagem rápida, objetiva e atrair um público mais amplo.
- Humanização: pessoas se relacionam com pessoas, e não com um CNPJ. Por isso, tente humanizar seu conteúdo tanto quanto possível, mostrando à audiência que existem pessoas trabalhando do outro lado.
- Mecanismo de busca: sabe quando você faz uma pesquisa no Google? Pois bem, grande parte dos usuários faz isso diretamente nas redes sociais, principalmente a geração Z, e, para aparecer nos resultados, você precisa criar conteúdos que sanem as principais dores dos compradores.
- Influenciadores: a colaboração com influenciadores também é uma prática que chegou para ficar, pois permite alcançar uma audiência específica de forma mais assertiva e orgânica.
- Interações em tempo real: além da interação convencional via comentários, e-mails e mensagens diretas nos apps, as famosas lives – transmissões ao vivo – também estão em alta, e algumas lojas usam essa ferramenta para mostrar produtos e fazer ofertas exclusivas, prática que se popularizou como live de vendas.
E, por mais que essas tendências funcionem e já tenham sido testadas e aprovadas pelos mais diversos lojistas, nada impede que algo novo surja do dia pra noite, então, fique de olho no que a concorrência está fazendo e acompanhe os vídeos mais populares para se inspirar e criar o seu próprio conteúdo.
Além disso, também é importante avaliar se o que você tem feito tem dado resultado. Os recursos listados no próximo tópico dão uma mãozinha nesse quesito!
Quais ferramentas auxiliam na gestão de redes sociais para lojas?
Algumas ferramentas do próprio Google, como o Trends, o Analytics e a própria página de buscas são poderosas ferramentas que vão facilitar bastante a sua vida na hora de metrificar o sucesso das suas estratégias nas redes sociais. Outro software que vale ouro nesse momento é o mLabs, que agenda postagens, ajudando você a manter um cronograma consistente.
- Google Trends: ideal para identificar tendências em tempo real, permitindo a criação de conteúdos de acordo com o que está em alta no momento.
- Google Pesquisa: o maior mecanismo de buscas do mundo é excelente para compreender o que as pessoas querem no momento. Basta digitar algo na barra de pesquisa que o próprio Google indica o que as pessoas estão buscando referente ao tema, o que é um prato cheio de ideias de palavras-chave e temas com alta relevância, permitindo que você compreenda as dores do público.
- Google Analytics: é a ferramenta perfeita para mensurar o impacto das suas redes no tráfego do seu site. Com o painel intuitivo do Google, você consegue entender o volume e de onde vieram os cliques dos visitantes, lhe permitindo focar nas redes e conteúdos que geram mais resultados.
- mLabs: pense no mLabs como seu assistente automatizado, no qual você pode programar suas publicações, analisar o engajamento dos usuários e obter relatórios detalhados.
Enquanto as ferramentas do Google vão gerar informações cruciais sobre os interesses e comportamento dos usuários, o mLabs vai facilitar sua rotina quando for colocar a mão na massa.
Agora, quando o assunto for criar conteúdo, outros sites e apps podem fazer a diferença por aí. Conheça-os agora.
6 ferramentas para criação de conteúdo das redes sociais da sua loja
Canva, Freepik e CapCut são ótimas opções para criar conteúdo de forma rápida, além de não exigirem conhecimento prévio em edição de imagens e vídeos. Confira como elas podem ser grandes aliadas!
- Canva: com diversos modelos prontos para editar, no Canva, é possível criar artes profissionais sem precisar se especializar em design.
- Freepik: é um banco de imagens gratuito que permite que você use fotos e vídeos sem se preocupar com direitos autorais.
- CapCut: esse editor de vídeo é bastante versátil e fácil de usar, perfeito para quem quer criar conteúdo de qualidade de um jeito simples.
- Lightroom: o Lightroom é a versão do tradicional Photoshop para o celular, e funciona muito bem para ajustes rápidos e profissionais nas fotos de produtos, melhorando iluminação e cores.
- Remove.bg: quer tirar algum fundo das imagens? É para isso que essa ferramenta serve, removendo fundos de imagens de maneira automática e ajudando a destacar seus produtos de forma visualmente impactante.
- Planoly: um feed visualmente organizado é muito mais atrativo do que uma grade bagunçada de posts aleatórios, né? É aí que entra o Planoly, um app que permite que você planeje a disposição dos posts no seu feed antecipadamente para organizar a ordem de postagem.
Algumas dessas ferramentas possuem versões gratuitas e pagas, mas pode ficar tranquilo(a) que, nessa lista, a versão gratuita funciona muito bem e já oferece todos os recursos para começar com o pé direito.
Por falar em alternativa gratuita e que pode fazer você lucrar muito, que tal se aprofundar no principal app de mensagens do mundo?
Como utilizar o WhatsApp Business para aumentar as vendas no varejo?
Se você quer vender mais com o WhatsApp Business, comece criando uma conta profissional, elabore um catálogo de produtos e faça bom uso das mensagens automáticas.
Veja como tirar o melhor proveito da funcionalidade sem complicações!
- Crie um perfil profissional: depois de baixar o aplicativo específico para a versão Business, preencha todos os campos e deixe seu cadastro o mais completo possível.
- Adicione detalhes ao seu perfil: inclua foto, descrição, horário de funcionamento, endereço e links importantes (como site e redes sociais).
- Crie mensagens automáticas: configure respostas automáticas que serão enviadas assim que os clientes entrarem em contato, agilizando o atendimento.
- Disponibilize um catálogo de produtos: crie um catálogo profissional com fotos dos produtos, permitindo que os clientes possam escolher o que comprar antes mesmo de iniciarem a conversa pelo aplicativo.
- Ofereça um atendimento personalizado: o WhatsApp, seja no formato Business ou pessoal, é um canal de comunicação direta e, por isso, é crucial proporcionar um atendimento de qualidade na hora de tirar as dúvidas da clientela para fechar vendas.
Atenção principalmente nesse último ponto, já que algumas empresas usam tanto as respostas automáticas que acabam negligenciando o atendimento individual. Não caia nessa armadilha!
No fim das contas, o WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas e, se o cliente entra em contato com você, provavelmente quer falar com uma pessoa pronta para ouvir e entregar a solução que está buscando.
Agora, se o seu foco for construir uma vitrine virtual irresistível e por onde “passa” muita gente todo dia, pule para a próxima dica!
7 estratégias de marketing digital que são eficazes para lojas no Instagram
Usar o Instagram Shopping, criar anúncios e fazer parcerias são algumas das estratégias mais eficientes para uma loja no Instagram, pois alcançam os usuários de acordo com seus interesses e permite que eles comprem de você sem precisar sair da plataforma.
Quer um motivo para dar uma atençãozinha especial ao ícone da câmera no menu do seu celular? O relatório Data Report 2024 Brasil, produzido pela Meltwater em parceria com a We Are Social, duas empresas especialistas em monitoramento de mídia e redes sociais, apontou que o “Insta” é a segunda plataforma mais utilizada por usuários ativos na internet brasileira entre 16 e 64 anos, reunindo impressionantes 134.6 milhões de usuários só aqui no país.
Pensando em chamar a atenção de uma parte dessa galera, aqui vão algumas estratégias que vão impulsionar o seu negócio por lá!
- Criação de conteúdo atrativo: aposte em fotos e vídeos de alta qualidade, que valorizem o seu produto e transmitam profissionalismo.
- Use e abuse dos Reels: crie bastantes vídeos curtos em formato de Reels para alcançar um público mais amplo. Esse formato é bem relevante na plataforma, e você pode criar conteúdo mostrando o estoque, ensinando como usar cada item e tirando dúvidas.
- Participe do Instagram Shopping: essa funcionalidade da rede dá um verdadeiro show de vendas. Com ela, é possível marcar os itens em um post, permitindo que o cliente os compre através de um clique dentro do próprio Instagram.
- Firme parcerias: faça posts compartilhados com influenciadores que façam sentido com a sua loja ou mesmo com outras empresas parceiras. Isso aumenta o alcance do seu conteúdo e permite uma divulgação mais segmentada.
- Poste Stories todos os dias: os Stories são fotos e vídeos que aparecem para o público por apenas 24 horas. Esse formato, bem popular na plataforma, é ótimo para interagir com a audiência através de enquetes e perguntas, além de ser ideal para postar os bastidores da sua loja.
- Divulgue promoções: crie benefícios exclusivos para quem lhe segue no Instagram. Isso cria um senso de exclusividade e incentiva o público a comprar imediatamente para aproveitar algum desconto.
- Invista nos anúncios: se possível, aposte nos anúncios pagos, para que a plataforma entregue o seu conteúdo para mais pessoas e atraia clientes em potencial com mais chances de realizar uma compra com base na localização, idade e interesses.
No mais, tenha sempre em mente a experiência do cliente, criando para ele um conteúdo que seja interessante e torne a jornada de compra mais fácil e objetiva.
Está servido(a) de mais dicas sobre como fazer isso? A próxima seção é um prato cheio nesse quesito.
Como criar conteúdos que engajam e geram vendas nas redes sociais?
Comece conhecendo o público-alvo, entregue conteúdo de valor e interaja de forma constante. Assim, você estreita os laços com os clientes e mostra que eles podem contar com você quando precisarem.
Confira essas dicas em detalhes!
Conheça seu público
Não adianta anunciar um rodízio de carnes para vegetarianos, concorda? Por mais que pareça óbvio, é impossível seguir adiante com suas estratégias sem antes conhecer quem está do outro lado da telinha.
E, nisso, o varejo possui uma grande vantagem: se você ainda não tem certeza sobre o perfil dos seus clientes, use os dados do seu sistema ERP. Nele, você terá acesso a dados sobre o público-alvo do seu varejo, como gênero, idade, produtos mais vendidos, localização, períodos de altas e baixas nas vendas e muito mais.
Tudo isso permite que você redirecione esforços para a divulgação de itens mais rentáveis ou mostra quais produtos podem se beneficiar de uma promoção para ter mais saída.
Ah, e os dados mencionados acima são o mínimo que um sistema de ERP precisa ter para dar alguma vantagem ao seu negócio e realmente fazer a diferença na hora de fechar mais vendas, viu?
Não foque apenas no produto
Você já percebeu como é chato quando alguém quer vender um produto a você a todo custo? Não cometa esse erro! Por mais que seja importante mostrar seu estoque, lembre-se de abordar assuntos do interesse do seu público, entregando também conteúdo de valor.
Pense num varejista de produtos para cabelo: ele pode criar conteúdo sobre dicas de penteados, melhores cortes para cada formato de rosto, dicas de hidratação e coisas do tipo que fariam alguém lembrar da loja dele ao pensar nesses assuntos.
Assim, você gera mais atenção à sua marca por entregar conteúdo educativo e inspirado em vez de só tentar vender o tempo todo. Depois, é só falar da sua solução na hora certa e de forma moderada.
Interaja com os usuários
Engajar nas redes sociais não é apenas criar um vídeo e pronto. A interação é peça fundamental para, de fato, construir um relacionamento com a clientela, por isso, responda os comentários, crie enquetes e estimule a audiência a continuar o papo.
Aqui, vale um adendo para os comentários negativos: elenque o que vale a pena responder e nunca seja grosseiro(a) com um usuário. Em caso de problemas ou reclamações sobre sua loja, chame o usuário no privado para resolver a situação, sem dar palco para polêmicas no campo de comentários.
Divulgue provas sociais
Você já ouviu falar que o melhor marketing é o boca a boca? Uma forma de fazer isso na internet é usando provas sociais – e reais – de clientes satisfeitos.
Por isso, incentive os compradores a marcarem seu perfil quando postar uma foto ou vídeo do produto adquirido. Uma loja de calçados, por exemplo, pode oferecer um cupom de desconto na próxima compra para quem postar um Story marcando a empresa.
Agora, sim! Pode dar um check na tarefa de estudar estratégias para alavancar sua loja nas redes sociais. E, se quiser acompanhar mais sobre as melhores estratégias para o varejo, confira este outro artigo com 23 ações de marketing para implementar no seu negócio e otimizar os resultados.
Deixe seu comentário ou dúvida