Como funciona um sistema ERP: entenda cada ponto

Compartilhe:

Um sistema ERP é um programa de gestão empresarial que funciona com diversos módulos intercomunicados, possibilitando a transmissão de informações entre vários segmentos do seu negócio em um só lugar.

Hoje em dia, é indispensável contar com esse sistema para o seu empreendimento, seja ele uma loja de roupas ou um restaurante super, sem contar que uma mãozinha da tecnologia é sempre bem-vinda!

Por isso, o guia que você vai ler agora explica, tin-tin por tin-tin, tudo sobre ele: para que serve, como escolher e implementar e por quais motivos, então, boa leitura!

O que é um sistema ERP e para que serve?

Um sistema ERP é a plataforma responsável por unir todos os processos de uma empresa em um único lugar. Ele serve para automatizar várias etapas da gestão do negócio, das vendas e do estoque, por exemplo, e melhorar a comunicação interna, integrando os mais diversos departamentos.

Nele, é possível fazer desde cadastros simples de produtos ou serviços disponíveis até a emissão de relatórios completos e personalizados de forma automática para facilitar a tomada de decisões mais assertivas dentro do seu negócio.

Como funciona um sistema ERP?

Um sistema ERP funciona através de módulos integrados e um banco de dados compartilhado que reúne as informações da empresa que opta por implementá-lo e utilizá-lo, categorizando-as de acordo com os diferentes setores dentro de sua estrutura e centralizando-as.

Imagine a seguinte situação: a empresa X possui um setor financeiro e um fiscal, e o contador precisa sempre pedir ao responsável pelas finanças as Notas Fiscais emitidas em determinado período para prestar contas com o Fisco.

Com uma plataforma que centraliza essas informações, o problema é resolvido em alguns cliques, já que as NFs emitidas ficam armazenadas no próprio sistema, podendo ser acessadas por pessoas com autorização prévia, pertencentes ao setor fiscal, sem maiores problemas.

Mas as vantagens não param por aí!

As principais características de um sistema ERP incluem escalabilidade – das vendas, principalmente – e flexibilidade, principalmente porque a plataforma, quando desenvolvida por uma empresa consolidada no mercado, pode ser acessada de qualquer lugar e a qualquer hora.

Confira, no próximo tópico, outros recursos que um sistema bom de verdade deve oferecer ao seu negócio.

Quais as principais características de um sistema ERP e o que ele deve oferecer?

A estrutura de um sistema ERP de qualidade deve contar com recursos adequados às necessidades da sua empresa e, além disso, os responsáveis por implementar a solução precisam oferecer um bom suporte, com atendimento ágil e humano (sem que você tenha que ficar conversando com robôs que raramente resolvem problemas).

Bônus para marcas que, juntamente com a implementação, ofereçam consultoria de dados e ajudem você a saber como interpretar as informações disponibilizadas nos relatórios gerados pela tecnologia.

Dentre as principais funcionalidades que um sistema ERP deve oferecer, busque por um software que entregue:

  • painel de delivery próprio, sem cobrança de taxas adicionais;
  • aplicativo para os vendedores fazerem suas consultas de um jeito muito mais rápido;
  • relatórios de desempenho sempre atualizados e possíveis de acessar a qualquer hora e qualquer lugar;
  • possibilidade de realização de balanço a partir do simples escaneamento do código de barras dos produtos.

Recursos exclusivos e focados no seu nicho, como um gestor de pedido, para o nicho de foodservice ou um cardápio via QR Code para atendimento em salão ou mesmo delivery, são outros diferenciais que vão fazer você economizar porque possui, em um único sistema, tudo o que precisa para o seu negócio funcionar.

7 maiores vantagens que você deve buscar em um sistema ERP

Na hora de estudar as opções disponíveis no mercado, analise os pontos positivos e negativos dos sistemas ERPs e certifique-se de que a marca da solução escolhida por você ofereça, pelo menos, 80% do checklist apresentado abaixo.

1. Suporte humano e sempre disponível

O que você menos precisa em um momento de apuros é ter que perder tempo falando com um robô por vários minutos até conseguir contato com alguém que resolva seu problema de verdade.

Na hora de escolher um ERP, verifique se a fornecedora do software oferece uma equipe de suporte humana e que esteja disponível durante o horário de funcionamento do seu negócio para atendê-lo(a) em casos de urgência também.

2. Geração de relatórios automatizados

Escolha um sistema que ofereça relatórios automatizados para que você possa colocar em prática estratégias mais assertivas e baseadas em dados sobre suas vendas, estoque e balanço.

De acordo com um levantamento feito pela empresa internacional de estratégia e inteligência de marketing Aberdeen, pequenos negócios com sistemas ERP podem tomar decisões gastando 36% menos tempo do que gastariam sem a ferramenta.

3. Gerenciamento de fluxo de caixa intuitivo

Um ERP eficiente deve permitir que você gerencie o fluxo de caixa do seu negócio de forma simples e intuitiva e acompanhe, sem dificuldades, o registro das entradas e saídas de mercadorias, facilitando também a sua gestão de estoque e de produção.

4. Planejamento e Controle de Produção (PCP) e gestão de estoque em tempo real

Ainda no quesito “gestão de estoque”, entenda quando, quanto e onde produzir com a ajuda de um sistema ERP que otimize a gestão da sua loja, contribuindo com a organização de entradas e saídas de produtos do seu estoque. Dê preferência para os softwares que permitam criar fichas técnicas dentro do próprio programa para otimizar o controle.

5. Gestão financeira e contábil integradas

Chega de repassar informações via e-mail ou nos tradicionais cadernos de registros de entradas e saídas. Com um ERP integrado à área financeira e fiscal e capaz de integrá-las umas às outras e a diferentes partes do seu negócio, é possível transmitir informações entre os setores com um só clique.

6. CRM integrado

Com um sistema que permita a gestão de dados dos consumidores – tradução da sigla Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente –, você pode transformar orçamentos em vendas ou ordens de serviço tranquilamente e ainda utilizar os dados de cada comprador para fazer o acompanhamento pós-vendas.

7. Balanço automatizado do estoque

Redirecione seu tempo para uma gestão mais estratégica do seu negócio ao contar com a ajuda de um ERP que faça o balanço automatizado do seu estoque ao escanear os códigos de barras dos produtos com a câmera do seu próprio celular.

Não à toa, todas as vantagens mencionadas podem ser encontradas no ERP Inovar, e essa foi apenas a ponta do iceberg: do varejo ao setor de foodservice, são várias as funcionalidades extras que você encontra reunidas em um único sistema.

Já são mais de 3.800 empresas que utilizam o sistema ERP Inovar em mais de 1.800 cidades Brasil afora, isso porque distância não é um problema para quem tem suporte humano 24 horas por dia, todos os dias da semana – até mesmo a implementação do software ERP acontece de forma 100% remota!

Deixe a dor de cabeça de lado e tenha a certeza de contar com o melhor ERP para o seu negócio. Sua busca termina aqui.