Sistema ERP para pequenas empresas: saiba a importância

Compartilhe:

Um sistema ERP para pequenas empresas fica responsável por automatizar processos, emitir relatórios, integrar operações, ajudar na gestão de estoque e muito mais! E se engana quem pensa que uma plataforma assim é dispensável em negócios menores, muito pelo contrário: só com ela os processos podem ser otimizados de verdade.

E gestores e funcionários podem desempenhar tarefas mais assertivas e estratégicas que só um humano pode realizar.

Segundo o Atlas dos Pequenos Negócios elaborado pelo Sebrae, empreendimentos desse grupo geram, anualmente, cerca de R$ 420 bilhões ao país! Sabe aquele ditado de “pequenas empresas, grandes negócios”? Ele nunca pôde ser levado tão a sério.

Não à toa, os empreendedores da modalidade que quiserem prosperar precisam buscar alternativas para manter a engrenagem girando sem problemas, e a peça que falta para completar esse mecanismo é, muitas vezes, um sistema de gestão empresarial o ERP.

Precisa de mais argumentos? Continue a leitura!

O que é um ERP ou sistema de gestão empresarial?

Pense num ERP como uma caixa organizadora na qual cabem várias outras caixas. A função dessa solução é alocar tudo o que você precisa em um único lugar.

Basta trocar as caixinhas uma dentro da outra dessa analogia por vários processos e sistemas de controle do seu negócio e você vai entender como funciona um ERP, já que ele reúne a organização das vendas, de caixa, fiscal e contábil em um único lugar.

É através dele também que você administra vendas, faz a gestão de estoque e emite relatórios automatizados prontinhos para serem analisados.

Qual a importância de um sistema ERP para pequenas empresas?

Um grande negócio passa por crises, logo, o que impede as pequenas empresas de passarem por elas também? A grande diferença está no fato de que organizações maiores possuem vários meios de enfrentar turbulências, enquanto um pequeno ou médio negócio pode se ver em maus lençóis se não tiver tudo devidamente organizado – coisa que só um ERP pode fazer.

Até houve um tempo em que anotar tudo numa agenda ou numa planilha no computador era suficiente, mas os formatos mais tradicionais são super suscetíveis a erros e falhas humanas, e você não pode se dar ao luxo de colocar tudo a perder, né?

É aí que entra um bom sistema de gestão empresarial que centraliza todas as informações em um único lugar!

E as vantagens são várias!

7 principais benefícios ao adotar um sistema ERP em pequenas empresas

Mais competitividade diante do mercado, automatização de processos, mais agilidade na rotina administrativa, redução de erros humanos, aumento da produtividade, melhora na comunicação entre setores, integração entre gestão e atendimento ao cliente são algumas das principais vantagens da adoção de uma plataforma ERP em empresas pequenas.

Explore-as em detalhes nos próximos tópicos.

1. Mais competitividade no mercado

Uma empresa que possui um ERP, por menor que seja, já é sinônimo de um empreendimento preocupado com a otimização dos processos e em oferecer a melhor experiência de compra possível aos seus clientes, saindo à frente da concorrência.

2. Automatização de processos

Por que designar um funcionário ou sobrecarregar equipes com funções que podem ser feitas de forma automática? Um ERP pode gerar relatórios, dar baixa instantânea nos itens que forem vendidos e também emitir as Notas Fiscais quando uma compra for efetuada, dentre outras automatizações.

3. Mais agilidade na rotina administrativa

Imagine poder vender sem ter que abrir diversos programas especializados em cada parte do processo de negociação: um para emitir NF, outro para dar baixa no estoque, outro para cadastrar o cliente… Com um ERP, todos os processos são feitos no mesmo lugar, agilizando a rotina administrativa.

4. Redução de erros humanos

As dores de cabeça por erros cometidos por humanos na sua empresa não serão mais realidade com um ERP, já que a tecnologia automatiza a gestão de muitos processos. Fora isso, as possibilidades de o negócio cair nas garras da Receita Federal por falhas na entrega de relatórios fiscais caem drasticamente.

5. Aumento da produtividade

Com as tarefas burocráticas sendo resolvidas de forma ágil pelo sistema, você e sua equipe podem focar em produzir ou vender mais, sem o peso na consciência de estar deixando algo para trás.

6. Melhora na comunicação entre setores

Engana-se quem pensa que apenas o gestor tem acesso ao ERP: todo funcionário que tenha permissão para acessar o sistema pode usar a plataforma para otimizar processos no setor onde trabalha, isso porque todas as informações sobre as operações ficam salvas no sistema, facilitando a comunicação e permitindo que os setores tenham conhecimento de tudo o que acontece na empresa como um todo.

7. Integração entre gestão e atendimento ao cliente

A integração com outros sistemas faz parte das principais características de um bom sistema ERP não só pela facilidade de transmissão de dados e pela centralização de processos que você viu anteriormente, mas também pelos seguintes pontos:

  • a garantia de segurança dos dados;
  • a possibilidade de customização e personalização para atender às necessidades do seu negócio e dos seus clientes;
  • a capacidade de automatizar processos;
  • o processamento de dados e baixa de estoque em tempo real;
  • um suporte humano dedicado e disponível para tirar dúvidas 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • a gestão integrada de setores como o financeiro, fiscal e contábil;
  • a praticidade e flexibilidade de acessar o sistema a qualquer hora e de qualquer lugar; e
  • uma boa usabilidade, de forma que qualquer pessoa possa usar o ERP intuitivamente.

Mas, atenção, todos esses benefícios e diferenciais só se tornam parte da realidade do seu negócio, independentemente do porte que ele tiver, se você optar por implementar um ERP capaz de atender às necessidades específicas da própria empresa e do público-alvo!

Fique tranquilo(a): o checklist que você precisa para acertar em cheio na escolha está logo adiante.

Como escolher um sistema ERP? Checklist completo!

Existem alguns critérios de avaliação na escolha de um ERP que fazem toda a diferença. Eles foram listados abaixo, numa espécie de checklist que você deve seguir se não quiser ficar para trás da concorrência!

Critério de avaliação para escolha de ERP Sim Não
A empresa desenvolvedora oferece suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana?    
O sistema é facilmente integrado a outros que você utiliza no seu negócio?    
A desenvolvedora possui um ERP voltado especificamente para o nicho da sua empresa?    
A plataforma possui certificados de segurança e criptografia para proteger os dados de todos os clientes?    
Há um CRM integrado que permita o acompanhamento pós-vendas?    
O sistema é fácil e intuitivo de operar?    
O ERP é fácil de implementar?    
A plataforma pode ser utilizada de qualquer lugar através do acesso remoto?    

Faça uma lista de possíveis ERPs que possam atender às suas necessidades e solicite demonstrações. Outra opção é se poupar completamente de qualquer pesquisa adicional e seguir a última dica deste artigo.

Qual o melhor sistema ERP para pequenas empresas?

O ERP Inovar se destaca no mercado, principalmente dentre as escolhas feitas por pequenos e médios empreendedores, porque tem como foco as empresas que desejam crescer de forma sustentável e escalável, oferece suporte humanizado – 24 horas por dia, todos os dias da semana – e integra, em um só sistema, plataformas essenciais para o sucesso do negócio.

Com ele, você vai conseguir estar no controle o tempo todo, inclusive online, e vai ter ajuda quando precisar, sem riscos de ficar falando sozinho(a) com um robô.

Entre em contato com os especialistas da Inovar, solicite uma demonstração de sistema ERP e veja, por si só, porque este ERP é a melhor opção.