Se você busca formas de entender o público-alvo do seu varejo, melhorar os lucros, saber onde sua marca vende mais ou quer lançar um produto, mas precisa entender a receptividade dos compradores antes, a melhor saída é reunir informações sobre diferentes pessoas e potenciais clientes que se interessam pelo que você vende e analisar esses dados. E isso é chamado de pesquisa de mercado!
Existem várias formas de estudar e analisar o perfil dos compradores, mas um estudo como esse é perfeito para descobrir diferentes aspectos que sejam interessantes para um(a) varejista, a exemplo de qual a faixa etária, o gênero e o nível de renda mensal de seus compradores e muitos outros exemplos de perguntas que podem elencar os questionários.
Mais do que confiar apenas na intuição, investir na coleta de dados e análises de mercado é o que realmente lhe traz o resultado para melhorar o seu negócio. Aprenda, na leitura a seguir, como fazer uma pesquisa de mercado para varejo e fique até o final para aproveitar um modelo pronto para aplicar por aí!
O que é uma pesquisa de mercado para varejo?
Uma pesquisa de mercado para varejo nada mais é do que um processo de coleta e análise de dados específicos para entender como se comporta um determinado público, quais são as tendências do mercado e como está a competição no varejo.
Realizar um estudo como esse ajuda empreendedores a tomar decisões sobre:
- estratégias de vendas;
- marketing;
- desenvolvimento de novos produtos;
- atendimento ao cliente;
- entre várias outras dores.
E se engana quem pensa que só se beneficia da pesquisa quem está com o negócio já de portas abertas: vale a pena analisar o mercado até mesmo antes de investir em uma nova empresa.
Não à toa, existe mais de um tipo de estudo que pode ser feito. Basta escolher o mais adequado à sua situação!
Principais tipos de pesquisa de mercado e como escolher o melhor
Existem vários tipos de pesquisa de mercado, e, para entender melhor qual escolher, você precisa entender primeiro o que se busca analisar. Por exemplo, se você está atrás de informações sobre as principais tendências de mercado, talvez uma análise de concorrência seja a melhor opção para se investir.
Veja a seguir as principais pesquisas e em quais situações realizá-las.
Pesquisa de mercado para varejo | ||
Tipo | Objetivo | Métodos comuns |
Pesquisa de campo/ descritiva | Melhorar a experiência do cliente, conhecer seu público-alvo e/ou identificar suas necessidades e dores |
|
Pesquisa de mesa/ secundária | Identificar lacunas no mercado e oportunidades para expansão e novos investimentos |
|
Pesquisa exploratória | Monitorar tendências de consumo e identificar novos produtos ou serviços desejados pelos clientes |
|
Para escolher o estudo ideal, considere seus objetivos, os recursos disponíveis, como tempo e orçamento – principalmente se você for conduzir a pesquisa por conta própria em vez de contratar uma empresa para a tarefa –, e o nível de precisão exigido.
Pesquisas qualitativas, que exploram sentimentos e percepções, oferecem insights detalhados e profundos. Já as quantitativas, focadas em números e dados estatísticos, trazem resultados precisos, mas mais amplos e generalizados.
Você também deve ter percebido que alguns métodos se repetiram, não é? É porque existem várias possibilidades: você pode combinar mais de um método e receber resultados ainda mais detalhados!
Tudo isso é possível porque não há uma única forma de estudar o mercado, mas, se você quer começar sua análise da melhor forma, o próximo tópico dá as dicas necessárias para fazer uma pesquisa de mercado para o varejo da melhor maneira.
5 passos para fazer uma pesquisa de mercado para varejo
Para fazer uma pesquisa de mercado para varejo, é preciso definir um objetivo, segmentar o público que vai respondê-la, escolher um método, fazer a análise dos resultados e tomar decisões baseadas nessas informações.
1. Defina um objetivo
Antes de qualquer coisa, identifique o motivo da sua pesquisa. Qual é a motivação por trás dessa análise? Envolva as pessoas responsáveis pela gestão do negócio nessa decisão, até para compartilharem diferentes perspectivas e garantir que a meta esteja alinhada com as necessidades estratégicas do varejo.
Por exemplo, o seu objetivo pode ser entender por que os clientes estão comprando mais produtos de uma categoria específica na loja, enquanto outra, que deveria ser complementar, não está vendendo bem e, nesse cenário, a pesquisa ajudará a entender se há problemas na disposição dos produtos, falhas na promoção ou até uma questão na própria demanda do público.
2. Segmente bem o público para o estudo
Escolha a amostragem correta para sua pesquisa, definindo com quem você vai aplicá-la. Pense em quem é seu consumidor potencial e evite incluir pessoas próximas, como amigos ou familiares, para garantir a imparcialidade dos resultados.
Para obter informações precisas sobre o perfil de seus clientes, a dica é usar um sistema ERP feito para o varejo!
3. Escolha o método
Decida qual método de pesquisa será mais eficaz para atingir seu objetivo e também para o seu público. De nada adianta fazer um questionário 100% digital se a sua clientela for formada majoritariamente por idosos, por exemplo.
No quesito objetivo, se a ideia for obter feedback detalhado dos clientes sobre a experiência de compra, um formulário online ou físico com perguntas abertas pode ser eficaz, enquanto para entender tendências de compra em massa, pesquisas quantitativas, como questionários rápidos em redes sociais, podem funcionar melhor.
E, para obter detalhes mais assertivos, escolha fregueses leais para entrevistar ou aplicar esses questionários, assim, você entenderá melhor quais experiências e preferências seu público fiel está tendo, para, então, aplicar mudanças certeiras caso necessário.
4. Faça uma boa análise dos dados coletados
Após a conclusão das pesquisas, reúna todos os dados coletados e faça uma análise cuidadosa. Utilizar gráficos e relatórios para ajudar a visualizar melhor as informações e interpretar os resultados de maneira clara e objetiva é uma ótima estratégia nesse momento.
Relatórios ERP, por exemplo, são detalhados e podem ajudar a mostrar a relação entre produtos comprados e os horários de vendas, produtos com maior ticket no seu varejo e por aí vai. Esses tipos de dados vão dar um bom norte para que você possa planejar ações de marketing ou até mesmo não errar ao gerir seu estoque!
5. Tome uma decisão baseada nas informações coletadas
Esta será a hora de agir! Use os insights gerados pelo estudo para tomar decisões que melhorem seus produtos e serviços, aproveitem novas oportunidades de mercado e atendam melhor às necessidades do seu público-alvo.
Suponha que você queira lançar um novo produto e está em dúvida se vale o investimento. Com base em uma pesquisa de mercado que tenha como objetivo avaliar a receptividade no novo lançamento, você pode ter a resposta que precisa ao perguntar para os respondentes se eles comprariam o item em questão.
E funciona também para o digital: dependendo da resposta da galera, você fica sabendo também onde investir em anúncios pagos e otimizar campanhas no marketing digital!
Tutorial dominado? A seguir, você aprende a elaborar um questionário eficaz que forneça insights valiosos sobre o seu público e o mercado.
Quais são as perguntas para pesquisa de mercado mais comuns?
Alguns exemplos de perguntas comuns para pesquisa de mercado de varejo são: “Qual a sua idade?”, “Onde você mora?” e “O que achou do produto ou serviço adquirido?”.
Mas, para facilitar ainda mais seu trabalho, os especialistas Inovar elencaram os melhores questionamentos de acordo com cada objetivo. Confira!
Para entender quem é o seu cliente
- Como você se identifica?
- Qual sua renda familiar mensal?
- Qual sua faixa etária?
- Qual seu estado civil? Possui filhos?
- Qual sua cidade/estado/país?
Para melhorar a experiência do cliente
- O que mais incomoda você na hora de fazer uma compra?
- Quais problemas você enfrenta com plataformas de compra online?
- O que poderia melhorar sua experiência como consumidor?
- O quanto você está satisfeito(a) com [a qualidade do produto/o atendimento em loja etc.]?
Para entender os objetivos do cliente
- O que você procura na loja X?
- Como meus produtos podem ser úteis para você?
- O que você gostaria que fosse oferecido no meu negócio?
- Você indicaria o produto a seus amigos e conhecidos?
Para criar consciência de marca e precificar os produtos
- Onde você ouviu falar do produto X pela primeira vez?
- O que você pensa quando escuta o nome de produto X?
- Qual valor você pagaria pelo produto X?
- Você prefere o produto X ou Y? Por quê?
Aqui vai também um adendo importante: para entender como usar essas perguntas e explorar ao máximo o potencial da sua pesquisa de mercado, você precisa adaptá-las ao contexto do seu negócio e ao comportamento do seu público-alvo.
Dependendo das respostas, analise os padrões e os detalhes que possam indicar alguma tendência e revelar os dados que você precisa. Por exemplo, se muitos clientes responderam que preferem pagar menos de R$ 10 por um produto específico que, atualmente, custa R$ 20 no seu varejo, pode ser um indicativo de que ele está fora do valor praticado no mercado.
Antes de ir, que tal conferir um exemplo de pesquisa de mercado pronto para usar no seu negócio?
Modelo de pesquisa de mercado pronto para usar
O questionário abaixo é ótimo para uma pesquisa de mercado de varejo focada em entender melhor quem é o seu cliente e como ele está se sentindo em relação ao seu negócio, mas você também pode adaptá-lo para as necessidades específicas do seu varejo e adequá-lo ao seu objetivo.
No mais, fique sabendo que uma pesquisa de mercado precisa ser refeita de tempos em tempos para analisar se o seu varejo continua a evoluir junto com as mudanças no mercado e as preferências dos consumidores.
Bons estudos por aí!
Deixe seu comentário ou dúvida