Para fazer uma vitrine de loja criativa para o Natal, pense em uma temática natalina, incluindo as cores e a decoração, e considere criar histórias para reproduzir atrás dos vidros, usando LEDs e elementos digitais ou mesmo materiais recicláveis, além de integrar seus produtos como parte da montagem desse cenário tão especial.
O Natal promete um aumento de vendas, e o setor varejista está com boas expectativas. Segundo o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises, em uma pesquisa feita em outubro deste ano, mais de 50% dos empresários acreditam que as vendas deste período serão maiores que as do ano passado.
E, claro, para ter boas vendas, é preciso ter um diferencial e atrair clientes para sua loja. Como fazer isso? Invista em uma decoração temática! Especialmente nas vitrines, que costumam ser o primeiro contato do consumidor com o seu negócio.
Continue lendo para anotar dicas inéditas dos especialistas Inovar para deixar a fachada da sua loja no capricho para este Natal!
Como fazer uma vitrine de Natal única e atraente?
Comece definindo um tema específico da sua decoração, pensando nas camadas da vitrine e escolhendo as cores. Depois, separe alguns produtos para colocar em destaque e use a iluminação ao seu favor.
Defina um tema específico e diferente para chamar atenção
O primeiro passo para começar a decorar sua loja para o Natal é pensar em um tema. Você pode focar na parte religiosa, montando um presépio, por exemplo, ou então focar em outros elementos típicos, como o Papai Noel e seus duendes ajudantes.
Quer fugir do tradicional? Saiba que existem muitas outras possibilidades! Olha só alguns exemplos que podem ser facilmente adaptáveis para combinar com o período.
- Floresta encantada do Papai Noel
- Montanhas nevadas do Polo Norte
- Fábrica de brinquedos ou de doces
Estrelinha nessas duas últimas opções se o tema se encaixar com seus produtos, como é o caso de lojas de brinquedos ou varejo de alimentos.
A sua imaginação é o limite! Nada impede que você misture um pouco alguns temas para se diferenciar, mas cuidado para não colocar muitos elementos e deixar a decoração confusa e sem personalidade.
Pense nas camadas da vitrine
Na hora montar a decoração, é importante pensar na vitrine como um cenário com várias camadas. Caso o espaço tenha um fundo sólido, ele precisa ser decorado de acordo com o tema, mas, caso seja aberto, sua loja inteira será esse plano de fundo.
Imagine, por exemplo, a organização de uma loja de roupas: se a vitrine for aberta, além desse espaço, você terá que decorar as araras, as paredes e tudo o que for aparecer ao fundo.
Agora, voltando à vitrine, para posicionar os objetos decorativos, comece com os maiores ao fundo e vá diminuindo quanto mais próximo da frente, tendo cuidado para tentar não tapar o restante da decoração.
É bom ter uma pessoa do lado de fora indicando o posicionamento, já que ela vai ter a visão de quem está passando pela rua ou pelo corredor do shopping.
Escolha as cores
Outro ponto importantíssimo para a sua decoração natalina é a paleta de cores. Assim como os outros elementos, ela precisa se alinhar com o tema. O vermelho, o dourado e o verde são as mais comuns para esse tipo de decoração, mas é possível inovar!
Se você está pensando em neve como um elemento, tons de azul combinam bem. Uma floresta mágica? Os verdes e tons de amarelo-ocre seriam perfeitos!
Tons pastéis, mais suaves, também são opção, já que provocam uma sensação de sofisticação e ajudam a suavizar a decoração.
Aposte no destaque de alguns produtos
A sua vitrine serve para destacar os produtos e aumentar as vendas da sua loja física, e isso não muda no Natal. Porém, com uma decoração mais chamativa do que o normal e um espaço disputado pelo resto das decorações, você precisa ter cuidado na montagem.
Escolha peças novas ou promoções imperdíveis, e coloque-as em destaque, como elementos centrais da decoração, para que não fiquem perdidas no meio de outros elementos. Dá, inclusive, para integrar os produtos na decoração, criando uma historinha – o famoso storytelling, tão em alta hoje em dia.
Quer uma dica para a vitrine de Natal de uma loja de roupas? Que tal construir um cenário expondo uma série de duendes costurando as peças especialmente para o período?
Ou, então, uma linha de montagem com brinquedos, enchendo o trenó do Papai Noel no caso de uma loja de brinquedos!
Use a iluminação ao seu favor
A iluminação muda tudo em uma vitrine! E o clima de festa e de reunião familiar pede um ambiente mais aconchegante e uma luz mais acolhedora, que é transmitida pelos tons amarelados, ou seja, apostar em luzes quentes para o período pode ser uma ótima ideia.
Além disso, fitas de LED e pisca-piscas também podem ser incorporados, com o cuidado de não fazer sua vitrine parecer um show de luzes que ofusca quem está passando.
Uma boa sugestão para quem quer apostar em temas mais invernais, imitando os Natais dos filmes americanos, é colocar pontos de luz que simulam elementos como o fogo caso haja uma lareira na decoração. Experimente colocar um LED alaranjado dentro e faça parecer com que ela esteja acesa!
Gostou das sugestões e quer ir além? O próximo tópico está recheado com as ideias mais criativas para enfeitar a sua loja!
Como decorar vitrine de loja para Natal? As 10 ideias mais criativas!
Presentes que flutuam? Vila natalina feita de papelão? Confira agorinha as melhores dicas para montar vitrines de Natal 100% criativas!
1. Duendes montando a árvore
Contar uma pequena história dentro da decoração é uma das maneiras mais fáceis de chamar atenção e fazer o público olhar sua vitrine por mais tempo. Uma excelente ideia para atingir esse objetivo é montar um cenário em que vários duendes estão enfeitando um belo pinheirinho!
Coloque alguns carregando os enfeites de mão em mão, outros pendurados na árvore e um no topo tentando colocar a estrela. A árvore nem precisa estar completamente decorada, o ideal é que pareça que eles estão realmente trabalhando nisso.
2. Presentes flutuantes
E se o saco do Papai Noel abrisse durante a viagem, espalhando presentes por aí? Você pode decorar sua vitrine com um trenó amarrado ao chão e ao teto com fios de nylon, dando a impressão de que ele está voando e, a partir daí, fazer o mesmo com alguns presentes, tentando dar a impressão de que eles estão caindo do trenó.
Um boneco do bom velhinho articulado pode ajudar na narrativa se você colocá-lo com as duas mãos na cabeça como se estivesse assustado. Fica até mais divertido!
3. Bonecos de neve vestindo produtos da loja
Se o seu tema é “Natal gelado”, não podem faltar os famosos bonecos de neve na decoração! E que tal unir o útil ao agradável e vesti-los com algumas peças de roupa da sua loja ou colocá-los ao lado dos produtos com maior margem de lucro que você tem por aí?
Escolha elementos e peças que combinem com o que você vende. No calor que faz no Brasil nessa época do ano, não faz sentido colocar cachecol nos bonecos, mas quem sabe criar um cenário engraçado, com eles de chinelo e bermuda tentando não derreter?
4. Contagem regressiva para o dia 25
Outra maneira simples de criar uma decoração que muda diariamente é fazer uma contagem regressiva mostrando quantos dias faltam para o Natal. Ela pode ser feita com adesivos no vidro da loja ou em um quadro próximo, mas lembre-se de escolher um bom tamanho para que as pessoas consigam ler.
E por que não aproveitar para fazer aquela propaganda dizendo “Promoções diferentes todo dia!” embaixo da contagem?
5. Caixa de correio do Papai Noel
Que o bom velhinho recebe muitas e muitas cartas é fato, mas será que a caixa de correio dele é grande o suficiente para tudo isso?
Que tal montar um cenário com uma dessas caixas estufadas de cartinhas e muitas delas espalhadas pelo chão da vitrine? Você pode, inclusive, mostrar o Papai Noel e os duendes tentando organizar a bagunça!
6. Vila de papelão
Uma das melhores ideias de decoração de Natal para vitrine de loja simples e sem investir muito dinheiro com decoração é usar o bom e velho papelão. Com um pouco de criatividade, você consegue recortar e decorar esse material de várias formas, e uma delas é criando uma vila natalina colada na parte de baixo do vidro.
Pinte algumas portas e janelas, recorte casas e prédios e decore-os, fazendo parecer que a neve está se acumulando em alguns pontos.
7. Molduras de girlanda
As guirlandas são elementos que estão sempre presentes na decoração natalina, mas você pode ser um pouco mais criativo(a) com elas: use o conceito para decorar as portas, janelas e outras molduras da sua loja, criando um contorno lindo.
Essa ideia faz com que seu negócio em si faça parte da decoração, como se ele fosse um lugar natalino, e não só esteja “decorado” para o período.
8. Árvore de Natal de LED
A vitrine não tem muito espaço para uma árvore de Natal gigante e chamativa? Sem problemas! Use fitas de LED e outros elementos colados diretamente no vidro para simular um pinheirinho.
Você pode até fazer seus próprios elementos com papel crepom e cartolinas cheias de brilho. É só recortar esses materiais e usar um pedaço de fita transparente para colar a arte final. Com materiais simples, você ainda consegue criar caixas de presentes, bonecos de neve, personagens e várias outras decorações, todas em duas dimensões, ideais para uma vitrine pequena.
9. Decoração digital
Além das decorações mais clássicas, também é possível usar meios digitais para enfeitar sua vitrine. Telas de LED podem ser usadas para exibir mensagens de Natal, vídeos curtos ou cenas animadas, mostrando também os itens que estão em promoção ou outras ações de marketing produzidas pela sua loja.
Outra ideia é ter um totem interativo com o tema “Encontre o presente ideal para o seu amigo secreto!”, através do qual o cliente consegue responder algumas perguntas e receber uma recomendação de um produto específico da sua loja para dar de presente.
10. Presentes saindo das caixas
Que tal uma ideia que misture completamente a decoração com a propaganda dos seus produtos?
Para isso, prepare várias caixas de papelão com tamanhos variados parecendo presentes natalinos, e deixe a parte de cima aberta para criar uma estrutura que mostre seus produtos “saltando” para fora da caixa.
Você pode, inclusive, usar fios de nylon para dar essa impressão.
Lembra da dica da iluminação mudar tudo? Aqui, cabe investir em LEDs brilhantes dentro da caixa para aumentar ainda mais a impressão de que algo maravilhoso acabou de ser aberto e está esperando pelo cliente!
Fala sério, decorar sua loja nunca foi tão fácil com as dicas que você acabou de ler, né? Compartilhe este conteúdo com a sua equipe e monte a decoração perfeita para sua loja: com essas dicas e a sua criatividade, com certeza sua vitrine vai ouvir muitos “Uau!” durante o período. Feliz Natal e boas vendas!
Deixe seu comentário ou dúvida