Como criar campanhas de sucesso no Meta Ads para sua loja

Saiba como criar uma campanha Meta Ads para sua loja e entenda como a plataforma ajuda você a converter mais com anúncios personalizados para seu público-alvo.

Por Inovar 26 de Março de 2025 - Atualizado em 28 de Março de 2025 12 min. de leitura
Como criar campanhas de sucesso no Meta Ads para sua loja

Compartilhe:

Para criar uma campanha de Meta Ads para sua loja que alcance resultados impactantes e garanta um bom retorno sobre o investimento, faça um planejamento cuidadoso, focado na segmentação correta do público, e desenvolva anúncios atraentes, sem deixar de lado a análise constante dos resultados. 

Seu primeiro passo deve ser fazer um cadastro no gerenciador de anúncios para ter acesso à plataforma e, então, definir os objetivos e o orçamento, ou seja, entender se você quer aumentar suas vendas, atingir potenciais novos clientes (gerar leads) ou apenas promover a marca.

Tudo isso tem um custo e, com os objetivos bem definidos, você consegue otimizar suas campanhas de acordo com o público-alvo e escolher as métricas de desempenho mais relevantes para analisar depois.

Quer inovar e começar a utilizar a tecnologia a favor das suas vendas? Neste artigo, você descobre tudo o que precisa para começar suas campanhas no Meta Ads!

Antes de qualquer coisa: o que é o Meta Ads? 

O Meta Ads Manager é uma plataforma de anúncios que inclui uma série de ferramentas voltadas para a criação e gestão de campanhas publicitárias em redes sociais e aplicativos, como o Facebook e o Instagram. Antigamente, ela se chamava Facebook Ads, mas mudou o nome para agregar as novas redes que se juntaram ao ecossistema da Meta. 

O grande diferencial da plataforma está na segmentação avançada de anúncios, que é muito importante para lojas de varejo, permitindo que as marcas criem propagandas altamente segmentadas, com foco em atingir seu público-alvo de maneira precisa e eficaz.

Como o Meta Ads mostra o anúncio da minha loja para as pessoas?

Os seus anúncios podem alcançar pessoas de acordo com:

  • Dados demográficos
  • Interesses
  • Comportamentos
  • Localização
  • Interações passadas com a marca

Além disso, o Meta Ads oferece uma variedade de formatos, como imagens, vídeos, carrosséis e Stories, proporcionando flexibilidade para as marcas experimentarem e escolherem o tipo de conteúdo que o seu público mais consome e se identifica.

Quais métricas o Meta Ads oferece para analisar as campanhas?

As métricas oferecidas pelo Meta Ads são detalhadas e permitem que você monitore o impacto das campanhas, incluindo o número de visualizações, taxa de cliques (CTR), custo por clique (CPC), taxa de conversão e custo por aquisição (CPA). 

Através dessas informações, que permitem monitoramento e otimização em tempo real, você pode acompanhar seus anúncios enquanto eles estão no ar e fazer ajustes para que eles se tornem mais atraentes e rentáveis, do jeito que a sua loja e seu bolso merecem. 

Pronto(a) para usufruir de todas essas vantagens? Veja agora como criar anúncios no Meta Ads para sua loja! 

Como anunciar no Meta Ads para lojas?

Para criar uma campanha de anúncio eficiente no Meta Ads, comece explorando todas as funcionalidades que estão disponíveis para aproximar sua marca do seu público. Depois, crie conteúdos que chamem atenção para anunciar, e não esqueça de acompanhar seus resultados. 

Este passo a passo vai salvar você! 

1. Crie uma conta no gerenciador de anúncios 

O primeiro passo para fazer uma campanha no Meta Ads é criar uma conta comercial vinculada ao seu perfil pessoal com todos os dados do seu negócio, incluindo razão social (o nome formal da sua empresa) e o seu CNPJ. 

Depois de ter preenchido todos os dados, inclusive os de pagamento, necessários para rodar suas postagens, o gerenciador de anúncios deverá ser disponibilizado para sua conta. 

2. Defina o objetivo da sua campanha 

Você já sabe que deve definir o objetivo da sua campanha para que ela seja 100% eficaz, não é mesmo? Abaixo, a equipe de especialistas Inovar trouxe todos os critérios disponíveis diretamente no gerenciador para você escolher. 

  • Reconhecimento de marca: esta é a opção para quem quer apenas aumentar a visibilidade da marca e alcançar mais pessoas, tornando a loja mais conhecida. 
  • Tráfego: ideal para direcionar usuários para uma página de destino, como um site, aplicativo, perfil em outras redes sociais, evento no Facebook ou até mesmo para iniciar uma conversa no WhatsApp.
  • Cadastro: escolha esta opção quando o seu objetivo for estimular cadastros e preenchimento de formulários. 
  • Engajamento: estimula os usuários a interagir com sua marca, seja entrando em contato, assistindo aos seus vídeos, curtindo suas postagens, seguindo sua página ou participando de eventos.
  • Promoção de app: incentiva novas pessoas a baixar ou continuar utilizando seu aplicativo. 
  • Vendas: direciona seus anúncios para indivíduos com maior propensão a realizar compras de seus produtos ou serviços.

Aqui vai um detalhe importante: você só pode escolher um objetivo por campanha, portanto, seja estratégico(a)!

3. Segmente o público-alvo

Segmentar o público-alvo do seu varejo é super importante para que o seu anúncio chegue até as pessoas certas, por isso, aproveite as funcionalidades que a plataforma oferece, como selecionar clientes pela localização, gênero, idade e interesses. Assim, você vai conseguir direcionar a campanha para a sua persona ideal

Neste passo, o seu sistema de gestão empresarial (ERP) pode fornecer informações valiosas sobre quais perfis de consumidores costumam comprar na sua loja, facilitando a configuração no gerenciador de anúncios da Meta.

Configurando do jeito certo, seu alvo com certeza será atingido! 

4. Defina o tipo de anúncio que quer utilizar

Anúncios precisam ser atrativos e encher os olhos de quem vê, portanto, você deve definir como a campanha será feita: com vídeos, imagens, carrossel ou Stories.

Você decide! Ou melhor, seu público decide! 

Isso porque o formato influencia diretamente na conversão, ou seja, se o cliente vai finalizar a compra ou não, por isso as preferências do seu público-alvo precisam ser levadas em conta, afinal, nem todo mundo gosta de propagandas em vídeo ou só de posts estáticos. 

De nada adianta pensar em todos os detalhes e não considerar o melhor formato para satisfazer os gostos de quem o consome. 

5. Estabeleça um orçamento e defina a programação 

Para colocar suas campanhas no ar, você precisa desembolsar um certo valor, que será sugerido pela própria plataforma conforme o número de pessoas que você gostaria de atingir.

A boa notícia é que você consegue delimitar limites de quanto quer gastar por anúncio e programar horários para que ele apareça, o que ajuda a evitar desperdícios de recursos e garantir que sua mensagem seja vista quando o público estiver mais propenso a interagir com ela, garantindo a entrega e conversão estrategicamente em momentos específicos. 

Nesse sentido, você pode optar pelo orçamento diário, no qual o Meta Ads vai gastar um valor X por dia, que será definido por você; ou vitalício, em que a plataforma busca gastar o valor disponível da melhor forma possível, independentemente do dia, o que quer dizer que seu anúncio vai aparecer mais de acordo com o comportamento do seu público-alvo.

6. Crie seu anúncio 

Chegou a hora de criar seus posts! Para fazer um conteúdo de qualidade, você pode produzi-lo por conta própria ou contar com a ajuda de um profissional especializado em criação de peças publicitárias para tráfego pago. 

Um profissional vai ajudar você a otimizar seus resultados, criar textos com chamadas atrativas, imagens e interpretar as métricas de resultados, mas, se você está com a grana curta, não tem problema! Pode começar o processo por conta própria, seguindo estas 10 dicas. 

  1. Escolha o formato do anúncio, se será uma imagem única, carrossel, vídeo ou Reels/Stories.
  2. Defina a estrutura do texto do anúncio: comece com uma frase chamativa para prender a atenção, apresente um problema ou desejo do público-alvo, mostre como seu produto resolve esse problema ou atende ao desejo e finalize com um chamado para ação claro.
  3. Escreva um texto curto e direto, evitando frases longas ou genéricas.
  4. Utilize gatilhos mentais como urgência, escassez, prova social ou exclusividade.
  5. Escolha imagens ou vídeos de alta qualidade que destaquem o produto de forma profissional.
  6. Caso use vídeos, mantenha-os curtos, dinâmicos e com legendas para acessibilidade.
  7. Evite inserir muito texto na imagem para não prejudicar o alcance do anúncio.
  8. Use chamadas para ação objetivas, como “Compre agora”, “Garanta o seu hoje” ou “Peça com desconto”.
  9. Crie diferentes versões para testar variações de texto, imagem e chamada para ação.

Ferramentas gratuitas, como o Canva, podem ajudar nessa etapa!

7. Monitore as métricas e otimize a campanha

Não deixe de acompanhar suas métricas de desempenho! Ao monitorar indicadores como cliques, impressões, taxas de conversão e ROI, você consegue entender como anda o desempenho da campanha, ou seja, o que está funcionando e o que precisa mudar. 

Isso permite que você faça modificações estratégicas em tempo real, como ajustar o orçamento, a segmentação ou o conteúdo do anúncio, garantindo uma maior eficiência e melhores resultados.

Agora que você já está craque no básico, que tal ir um pouco além e testar as cinco melhores estratégias?

Melhores estratégias de anúncios para lojas

Remarketing 

O remarketing é uma estratégia poderosa que pode ser feita com o Facebook Ads para aumentar as vendas na sua loja, buscando alcançar clientes que já demonstraram interesse nos seus produtos, mas não finalizaram a compra.

A prática se baseia no comportamento do cliente, utilizando tecnologias como cookies e pixels para rastrear e ver quantas vezes o usuário visitou o site da sua marca ou interagiu com os seus anúncios, mas não finalizou a ação. 

Segundo estudos da Criteo, empresa francesa que oferece serviços de publicidade personalizados, campanhas de remarketing podem aumentar as conversões em até 220%, direcionando as propagandas para os usuários certos. 

E essa estratégia pode ser dividida em quatro tipos: 

  • Remarketing de display: são os anúncios gráficos que são exibidos em sites parceiros de redes, como o Google Display Network. Eles são mostrados para as pessoas que visitaram o seu site anteriormente.
  • Remarketing em pesquisa: é quando um usuário que visitou seu site faz uma nova pesquisa no Google, que direciona propagandas específicas relacionadas à interação anterior dele no seu site.
  • Remarketing dinâmico: são anúncios personalizados com produtos ou serviços que o usuário visualizou ou demonstrou interesse em seu site. Essa técnica utiliza um catálogo de produtos que pode ser adaptado automaticamente para o comportamento do visitante.
  • Remarketing por e-mail: é como é chamado o envio de e-mails de acompanhamento para pessoas que se inscreveram em sua lista de comunicação, como as famosas newsletters, mas não completaram uma ação desejada, a exemplo de realizar uma compra. 

Dessa forma, a técnica escolhida permite que você reengaje consumidores qualificados, que já estão familiarizados com o seu produto, aumentando as chances de venda. 

Anúncios dinâmicos

Se você vende muitos tipos de produtos em um lugar só, aqui vai a solução perfeita! Os anúncios dinâmicos aparecem para o usuário com base no comportamento de navegação dele no site da sua loja, e a própria plataforma da Meta personaliza automaticamente os produtos que serão mostrados a cada visitante. 

Isso quer dizer que, se um cliente visitou sua loja online e adicionou um produto ao carrinho, mas o abandonou sem finalizar a compra, a plataforma poderá exibir esse item especificamente para ele, incentivando a conversão.

Configurar um catálogo de produtos no Meta Ads vai ajudar você a criar esses anúncios dinâmicos, apresentando aos usuários itens diretamente relacionados às suas preferências.

Testes A/B

A estratégia de testes A/B é perfeita para atrair clientes, otimizar e maximizar o desempenho das campanhas publicitárias da sua loja no Meta Ads, isso porque ela consiste em testar diferentes criativos, textos, públicos e CTAs nos seus posts, criando peças semelhantes e diferenciando-as nesses aspectos para testar o que realmente funciona para gerar o máximo de engajamento e conversões. 

Depois de colocar as campanhas no ar, você pode analisar em tempo real qual formato performou melhor, qual texto chamou mais atenção e por aí vai, alterando os anúncios em tempo real para otimizar o investimento.

Ao aplicar essa abordagem, você consegue não apenas alcançar mais pessoas, mas também garantir que seus conteúdos estão atingindo o público certo, utilizando os recursos de forma eficiente, sistemática e inteligente, mantendo o orçamento sob controle.

Segmentação por localização para lojas físicas

Se a sua meta é aumentar as vendas da sua loja física, a segmentação geográfica será crucial para o sucesso da campanha, por isso, não deixe de usar a ferramenta de geolocalização do Meta Ads para mostrar anúncios para pessoas que estão próximas ao seu estabelecimento.

Esse pequeno ajuste certamente vai aumentar muito as chances de atrair clientes potenciais para visitar a loja e realizar compras.

Além disso, a plataforma possibilita incluir, nos seus criativos – nome dado às postagens criadas para os anúncios –, chamadas para ação com botões que ajudam o cliente a entrar em contato direto com a loja via telefone ou redes sociais, facilitando a visita e gerando resultado imediato com uma simples interação. 

E aí, qual a sua tática preferida? Coloque-as em prática e adapte-as conforme o desempenho das suas campanhas. A equipe Inovar fica na torcida!

Deixe seu comentário ou dúvida

Fique por dentro de informações
e novidades sobre gestão empresarial

Fique por dentro de informações
e novidades sobre gestão empresarial

Parabéns! Inscrição feita com sucesso

Você receberá em breve os melhores conteúdos sobre Gestão Empresarial