Defina o público-alvo do seu varejo agora mesmo

Este artigo não só explica por que você deve conhecer o público-alvo do seu varejo, como também mostra como fazer esse estudo. Leia mais!

Por Inovar 30 de Abril de 2024 - Atualizado em 19 de Maio de 2024 6 min. de leitura
Defina o público-alvo do seu varejo agora mesmo

Compartilhe:

Para identificar seu público-alvo no varejo, faça uma pesquisa online, converse com seus clientes atuais e obtenha o máximo de informações através do seu ERP. Isso vai ajudar você a economizar dinheiro e tomar decisões mais assertivas para o seu negócio.

E por que é tão necessário fazer a identificação? Simples! Se o seu negócio vende para o consumidor final, como você vai conseguir colocar mais dinheiro no bolso sem saber exatamente quem pretende alcançar?

Por isso, é fundamental entender quem ele é para saber o que e como vender da melhor forma possível. Leia mais!

O que é o público-alvo e por que ele é tão importante?

O público-alvo é a representação de um grupo de pessoas para quem você deseja vender, e funciona como um perfil geral dos seus clientes em potencial. Quem compra de você? Onde essas pessoas moram? Qual é a faixa etária delas?

A importância de definir um público-alvo no varejo está em entender para quem você deve direcionar seus esforços, e essa definição pode ser feita através de pesquisas e análise de clientes atuais ou mesmo com formulários e questionários via redes sociais.

O estudo é, de um jeito ou de outro, a chave para qualquer empresa potencializar resultados, vender mais e até economizar! Isso porque, ao saber exatamente com quem se relaciona, os esforços de divulgação de uma marca são muito melhor direcionados, evitando desperdícios de orçamento e outros recursos.

Conhecer profundamente o público-alvo também influencia diretamente nas decisões do seu varejo, permitindo que você invista em produtos que atendam às necessidades específicas desse grupo, aumentando o retorno sobre o investimento.

E qual é a diferença entre público-alvo e persona?

Enquanto o público-alvo representa uma visão abrangente de possíveis clientes, levando em consideração informações demográficas, como gênero, idade e interesses, a persona é uma representação semi fictícia, que, para além dos dados mais gerais, revela outros aspectos específicos da personalidade do seu comprador, como interesses, profissão, formação acadêmica, medos e até mesmo desejos.

A persona leva um nome, um rosto e traz informações bem específicas de alguém que, por mais que não exista de fato, representa o tipo de pessoa que você quer que compre do seu negócio, o público-alvo, sem surpresas, é exatamente a freguesia – real, oficial! – que você precisa alcançar.

E, por mais que os termos não sejam sinônimos, é só com o estudo do público-alvo que você poderá elaborar sua persona.

Quais as vantagens de ter um público-alvo bem definido?

Mais economia e um maior engajamento nas redes sociais da sua marca não são os únicos benefícios da definição de para quem vender! Sua marca também sai ganhando em vários outros aspectos. Confira.

  • Decisões assertivas: imagine que você tem uma loja de roupas e percebe que seu público-alvo mora no bairro “Ingá”. Na hora de fazer um outdoor ou um anúncio pago para as redes sociais, você sabe que será mais rentável direcionar os esforços para essa região.
  • Economia: acertar em cheio na segmentação do seu marketing gera economia de tempo e dinheiro. Se você anuncia para as pessoas com maior potencial de compra do seu produto, o seu Custo de Aquisição de Clientes (CAC) acaba sendo muito menor.
  • Novos produtos: compreender seu público-alvo permite testar e lançar novos produtos que sejam interessantes para um determinado perfil, otimizando o investimento em novos itens.
  • Identificação com a marca: ajuste e melhore a comunicação da sua marca de acordo com o comportamento da clientela. Gerar identificação é uma excelente estratégia para fidelizar clientes com os mesmos princípios da sua empresa.

Quer aproveitar esses benefícios na prática? O próximo tópico mostra o passo a passo rápido para estruturar seu estudo.

4 formas de definir o público-alvo do seu varejo

Para definir qual é o principal público-alvo do seu comércio varejista, usufrua da inteligência de dados disponibilizada pelo seu ERP, use questionários online, estude o perfil dos clientes atuais ou faça os bons e velhos testes e ajustes.

1. Analisando a inteligência de dados do seu ERP

Com a ajuda de um ERP para varejo, você pode obter informações de produtos, estoque, vendas, leads e muito mais, e essas informações valem ouro na hora de definir o seu público-alvo!

Isso porque você pode aproveitar os relatórios de ERP automatizados para encontrar padrões e identificar características do público comprador sem precisar seguir qualquer outra estratégia listada a seguir.

2. Fazendo pesquisas online

Usar a internet pode ser uma forma muito eficiente de conhecer o seu público, e a melhor parte é que não requer qualquer investimento. Seja através das redes sociais, WhatsApp ou e-mail, é possível conseguir informações valiosas para entender o perfil do cliente.

Experimente algumas práticas, como:

  • criar questionários e enquetes nos Stories do Instagram;
  • ler os comentários das publicações e avaliar o perfil de quem os escreve;
  • analisar o perfil dos concorrentes e de quem os segue nas redes sociais; e
  • averiguar qual tipo de conteúdo postado pela sua equipe gera mais engajamento.

Quanto mais informações você reunir, mais fácil será alcançar o alvo!

3. Estudando seus clientes atuais

Nada como conversar com quem já é cliente fiel do seu negócio para entender o tipo de pessoa que compra de você.

Dá para fazer isso entrando em contato com cada consumidor ou, se você possui um sistema ERP para varejo, também é possível usar as informações de cada cadastro para mapear região atendida e acessar outros dados demográficos, como gênero, idade e até para saber qual produto é comprado com mais frequência.

4. Testando e otimizando seu marketing

Por mais que você tenha seguido qualquer uma das estratégias acima, você só vai saber se a sua definição de público-alvo está correta quando colocar a mão na massa e testar as estratégias de marketing para atingir essas pessoas.

Por isso, elabore um planejamento estratégico para atrair mais pessoas dentro dos comportamentos de consumo que você decidiu buscar e, se o seu plano de ação não funcionar, faça ajustes e teste novamente, otimizando suas campanhas, afinal, analisar os resultados e ajustar a estratégia quando necessário é essencial para qualquer negócio!

Deixe seu comentário ou dúvida

Fique por dentro de informações
e novidades sobre gestão empresarial

Fique por dentro de informações
e novidades sobre gestão empresarial

Parabéns! Inscrição feita com sucesso

Você receberá em breve os melhores conteúdos sobre Gestão Empresarial